Alagoas

Reeducandos se mobilizam para limpar escolas e equipamentos afetadas pelas chuvas

01/06/2022
Reeducandos se mobilizam para limpar escolas e equipamentos afetadas pelas chuvas

Reeducandos fazem mutirão de limpeza em São Miguel dos Campos. Foto: Ascom Seris

Apoio e solidariedade quando os alagoanos mais precisam. Lixo, entulho e lama em ruas e imóveis, deixados por dias seguidos de fortes chuvas em São Miguel dos Campos, são situações que estão sendo amenizadas por um dos mais bem-sucedidos programas implementados pela Seris (Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social), o Projeto Renovar para Educar.

Assim que se tornou possível começar a limpeza das ruas e equipamentos, trinta internos do sistema prisional de Alagoas foram mobilizados para um mutirão de limpeza na cidade, uma das mais afetadas pelas chuvas torrenciais dos últimos dias.

O projeto é vinculado à Reintegração da Seris, setor responsável pela reinserção social de apenados que recebem avaliação positiva para atividades externas, bem como pela inclusão dos egressos, aqueles que encerram o período de conclusão da pena.

Esse trabalho é feito, em grande parte das vezes, por meio de convênios com instituições que absorvem essa mão de obra, mas, há também, oferta de capacitações e sondagem de vagas no mercado de trabalho.

A chefe do setor de Reintegração Social da Seris, tenente Jackeline Leandro, destaca o trabalho em São Miguel dos Campos, mas, ressalta o que já é realizado há mais tempo pelo Projeto Renovar para Educar, que já beneficiou mais de cem escolas públicas em todo o estado, com atividades de capinação, sanitização, poda de árvores e pintura da fachada.

Nesse trabalho, assim como o realizado em São Miguel dos Campos, os apenados são acompanhados por profissionais da Seris: engenheiro, fiscais gerais e motorista.