Alagoas
Sargento da PMAL é o novo membro do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil


Há 20 anos na PMAL, Sargento Daniel é graduado em História pela UFAL e está se especializando em História Militar. Foto: Ascom / PM
“Os governos passam, as sociedades morrem, mas a Polícia é eterna”, a frase de autoria de Honoré De Balzac serve de princípio para aqueles que se dedicam a estudar a história das corporações, como é o caso do sargento Daniel Cavalcante dos Santos. Após anos dedicados ao estudo da temática, o militar se tornou o mais novo membro do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB).
A solenidade de posse ocorreu de forma virtual e foi transmitida via YouTube no último dia 17 de maio. O sargento agora ocupa a cadeira do instituto de nº 128, denominada Rosa da Fonseca.
O 3º sargento está nas fileiras da Briosa há 20 anos. Ele é graduado em História pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e está se especializando em História Militar. Ele também integra o Grupo de Estudos Estratégicos em Segurança Pública da PMAL.
Na área de ensino, foi monitor da disciplina História e Classificação das Armas de Fogo e Munição na Academia Senador Arnon de Mello (APMSAM) no Curso de Mecânica de Armamento (CMA) no ano 2013. O sargento, lotado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), leciona a disciplina História, Identidade e Cultura Organizacional da PMAL na mesma unidade.
“Estou muito orgulhoso de fazer parte deste tradicional Instituto e de ocupar a cadeira da matriarca da Família Militar, Rosa Maria Paulina da Fonseca, conterrânea e mãe dos ilustres militares alagoanos que contribuíram de forma tão marcante com a História do Brasil”, enfatizou o sargento Daniel.
O IGHMB promove estudos sobre as temáticas voltadas a Geografia, História Militar e Geopolítica e sua sede fica localizada no Rio de Janeiro. Atualmente, a entidade é presidida pelo General de Brigada Marcio Tadeu Bettega Bergo.
Conheça o IGHMB clicando aqui.
Confira o vídeo que apresenta a solenidade virtual de posse no IGHMB.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC
-
3COFRE SEM TRANCA
Prefeitura de Palmeira dos Índios autoriza gasto de R$ 600 mil para apresentação de um único cantor no Festival de Inverno
-
4ATENTADO
Ex-candidato a vereador pelo PT é um dos mortos no atentado a bala em Santana do Ipanema
-
5EXECUÇÃO
Homem é executado com tiros na cabeça depois de uma festa na zona rural de Palmeira dos Índios