Geral
Membros da CIPA do Hospital Metropolitano participam de oficina sobre combate a incêndio


Oficina contou com aulas teóricas e práticas; evento acontece até o dia 16 deste mês
O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, promoveu, nesta quinta-feira (5), a quinta oficina de preparação para o início das atividades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), já implementada e aguardando a conclusão da agenda interna para ser a ferramenta mais importante dos trabalhadores na prevenção de acidentes do trabalho. O encontro aconteceu no auditório do HMA e na área externa da instituição. As oficinas encerram no próximo dia 16, com avaliação de aprendizagem, onde Alagoas passará a contar com mais 28 novos cipeiros.
Nesta quinta-feira (5) o tema foi relacionado ao combate a incêndio e teve como convidado o major do Corpo de Bombeiros, Fernando Holanda, que passou seus conhecimentos aos cipeiros, colaboradores do Hospital Metropolitano e do Hospital Regional do Norte (HRN), localizado em Porto Calvo, que estão realizando treinamento no HMA.
O major fez uma explanação de como utilizar os preventivos existentes, como extintores e hidrantes e falou sobre o perigo da fumaça e as vulnerabilidade de edificações no aspecto geral, a fim de detectar os riscos e já se antecipar às ações preventivas e as ativas em situação de risco real e de sinais de sinistros. “Conseguimos passar todo o material programático e conscientizar sobre a parte preventiva de eventuais acidentes e deixar o alerta com relação às situações e o contato com a parte prática, fazendo com que saibam agir. Como se evacuar do local, ajudando pessoas e como intervir dentro das possibilidades da CIPA”, completou.
A oficina foi bem interativa e a enfermeira do HMA, Flávia da Silva, trouxe dúvidas corriqueiras para tirar com o palestrante. Inclusive, disse que, como membro da CIPA, já aprendeu muito sobre prevenção de acidentes e que vai colocar em prática no trabalho e no seu dia-a-dia. “Aqui todos nós nos empenhamos para atingirmos as metas. É um grande avanço para quem está vivenciando a saúde diariamente e prevenir é um ato de amor ao próximo. Estou feliz em fazer parte desta comissão”, agradeceu a colaboradora do HMA.
Alan Ferreira, da assessoria jurídica do Hospital Regional do Norte, estava bem atento às informações e reforçou a importância da implantação da CIPA para qualificar os colaboradores. “É de grande valia para que o hospital ofereça um serviço de qualidade para os usuários e funcionários. Ainda não foi implantada, porque precisa desse treinamento, mas hoje temos um engenheiro de segurança e uma enfermeira para dar o suporte até que a CIPA seja implantada”.
Jamil Montaldo, presidente da CIPA, informou que a comissão vem seguindo o conteúdo programado pela Comissão e já aconteceram quatro oficinas com temas sobre o contato de material perfuro cortante, prevenção a incêndio, uso de EPI e riscos nas atividades hospitalares. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é regida pela Norma Regulamentadora Nº 5 (NR-5) da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho. No hospital Metropolitano a comissão é formada por 16 membros, sendo quatro eleitos pelos colaboradores e quatro suplentes e mais quatro indicados pela direção e quatro suplentes.
Mais lidas
-
1JUSTIÇA ELEITORAL
Condenação histórica no TRE: ex-deputado Severino Pessoa é mantido culpado por coação eleitoral em Arapiraca
-
2COMISSÃO EUROPEIA
Meloni se opõe à proposta de Macron de enviar forças de paz europeias para a Ucrânia, diz mídia
-
3ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
4RÚSSIA
Ucrânia não vai parar por nada, afirmou Zakharova sobre ataque de Kiev a oleoduto russo
-
5TRÂNSITO
Acidente em Marechal Deodoro deixa três mortos e dois feridos na BR-424