Geral
Profissionais de saúde participam do terceiro treinamento da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal


Profissionais de Saúde são treinados para Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. Foto: Ascom SMS
Maceió está entre as cidades que vão participar da 3ª edição da SB Brasil – Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. Em ação realizada nesta quarta-feira (27), a Gerência de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ofereceu treinamento teórico aos profissionais de saúde que irão atuar no levantamento censitário.
A ação tem o objetivo de orientar os examinadores – cirurgiões-dentistas – e os anotadores – auxiliares de saúde bucal – sobre as abordagens teóricas e didáticas que foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para registrar os dados captados durante a pesquisa.
De acordo com a professora da disciplina Saúde Coletiva, da Faculdade de Odontologia da Ufal, Izabel Maia Novaes, a ação teve o objetivo de capacitar os servidores municipais para atuarem no levantamento dos dados.

Profa. Izabel Maia Novaes, oradora responsável pelos treinamentos presenciais. Foto: Ascom SMS
“Hoje, nós iremos abordar a parte teórica e didática para os examinadores e anotadores da pesquisa. Essas informações que vamos passar foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, para que esses profissionais de Saúde Bucal sejam capacitados e saibam como vai ser o processo e o acesso na plataforma do aplicativo que eles vão utilizar para coletar os dados da pesquisa”, destaca.
De acordo com a técnica da Gerência de Saúde Bucal, Leta Melo, a pesquisa trará benefícios para o planejamento dessa área de atuação em Maceió.
“Estamos iniciando hoje o treinamento desses profissionais para darmos mais um passo nessa pesquisa, que refletirá diretamente no gerenciamento da Saúde Bucal aqui em Maceió. O resultado desta ação vai subsidiar a Política Nacional de Saúde Bucal, e influenciar nosso planejamento, pois o fazemos, no âmbito local, também baseado nas evidências científicas. E o resultado dessa pesquisa vai deixar claro para nós a condição de saúde bucal dos maceioenses”, afirma.

Técnica da Gerência de Saúde Bucal, Leta Melo. Foto: Ascom SMS
Referência regional do Ministério da Saúde
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) também vai participar do estudo, como apoiadora regional do Ministério da Saúde, com a oferta de treinamentos presenciais para os profissionais que vão atuar na pesquisa e estudantes residentes, que auxiliarão como anotadores, caso haja falta ou desistência de profissionais.
SB Brasil em Maceió
Para a realização do projeto, a Gerência de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió escalou 14 equipes, cada uma com um arrolador, um anotador e um examinador. Durante a ação, serão solicitadas dos participantes, em domicílio e por família, respostas a um questionário, além de avaliação bucal pelo examinador bucal.
A partir dessa avaliação odontológica clínica, que será realizada com uma amostra de 1.400 maceioenses, o Ministério da Saúde, com contribuição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fará um estudo com o objetivo de criar políticas públicas para a saúde dos brasileiros.
É importante salientar que a pesquisa será feita em todos os municípios brasileiros, com setores sorteados pelo IBGE. Maceió tem 44 setores participantes da amostra.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores esvaziam sessão e evitam votação de requerimento que cobrava fiscalização sobre o IGPS
-
4POLÍTICA
Denúncias na Tribuna da Câmara escancaram caos na saúde pública de Palmeira dos Índios: falta de atendimento, transporte e direitos básicos; veja vídeo
-
5ELEIÇÃO 2026
Paulo Dantas na corrida por um terceiro mandato? Rumores ganham força nos bastidores