Geral
Ouro na Olimpíada de Língua Portuguesa, professor da rede estadual lança livro


O livro “Versos Para a Terra” já está disponível para compra presencialmente e através das redes sociais. Foto: Acervo Escola Rocha Cavalcanti
A Escola Estadual Rocha Cavalcanti, localizada no município de União dos Palmares, na Zona da Mata alagoana, está em festa nesta quarta-feira (27), com o lançamento do livro Versos Para Terra, do seu premiado professor Gilmar de Oliveira Silva, conhecido como Gilmar da Pindoba.
Gilmar, que traz em seu currículo duas premiações na Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), explica que a obra, escrita em Literatura de Cordel, além de traçar a trajetória e desafios a serem superados pelo homem do campo, trata do preconceito em relação à homossexualidade.
“O Cordel sempre esteve presente na minha vida e ainda representa uma parte de tudo o que eu vivi. Eu vim da roça, meus pais também, vivemos a realidade da zona rural e todas as suas dificuldades e peculiaridades. A literatura de cordel é uma parte de mim, trago temas que vivi e também questionamentos como, por exemplo, a questão da homossexualidade, que é um tema tão apagado do cordel, mas que trouxe para ganhar espaço e falar sobre o que por muito tempo foi motivo de piada ou de preconceito”, explica Gilmar.
Ainda de acordo com o professor, a cultura da leitura fez toda a diferença na carreira dele e também no aprendizado de seus alunos. “A escrita e a leitura sempre estiveram presentes em minha vida. Fui premiado na Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) em 2019 com a medalha de bronze e neste ano com a medalha de ouro. Levo o ler e o escrever nas salas de aula porque sei o impacto que essa cultura traz para o aluno. Eu sou a prova disso. Estou sempre procurando participar de novos projetos, criando novas didáticas sobre algo genuinamente do sertão”, completa.
O livro “Versos Para a Terra” já está disponível para compra e pode ser adquirido pessoalmente na Escola Estadual Rocha Cavalcanti, através do Instagram @gilmardapindoba ou pelo Whatsapp no número (82) 98815-2727. O custo é de R$ 30.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores esvaziam sessão e evitam votação de requerimento que cobrava fiscalização sobre o IGPS
-
4POLÍTICA
Denúncias na Tribuna da Câmara escancaram caos na saúde pública de Palmeira dos Índios: falta de atendimento, transporte e direitos básicos; veja vídeo
-
5ELEIÇÃO 2026
Paulo Dantas na corrida por um terceiro mandato? Rumores ganham força nos bastidores