Geral

Ifal pede inclusão de estudantes no passe livre em Maceió

27/04/2022
Ifal pede inclusão de estudantes no passe livre em Maceió

Foto: Secom Maceió

Diretores e estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) solicitaram ao prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), a inclusão de estudantes da instituição no programa de passe livre estudantil de Maceió. O pedido se refere a estudantes residentes na capital com matrícula nos campi Marechal Deodoro, Rio Largo e Satuba, pois eles se deslocam diariamente entre as cidades, mas não estão sendo contemplados pelo programa.

O pedido foi feito na tarde de terça-feira (27) em reunião com o prefeito e o chefe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), André Costa.

Participaram do encontro representando o Ifal os diretores-gerais dos campi Satuba (Valdemir Chaves), Marechal Deodoro (Éder Souza) e Rio Largo (Edel Alexandre) e os estudantes do Campus Satuba, Arthur Ayron, do Grêmio Estudantil Miguel Guedes (GEMG), e Lailla Thaline, do Centro Acadêmico Tecnologia em Laticínios (CATL).

O prefeito JHC acolheu os argumentos apresentados e determinou que sua equipe realize os estudos de viabilidade legal e financeira para possível atendimento.

Passe livre
A pauta de inclusão desse grupo de estudantes está sendo reivindicada desde a publicação do decreto nº. 9101/21 por representações estudantis como o GEMG e a Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet). O normativo garante gratuidade de 44 passagens por mês para estudantes residentes e matriculados/as em instituições de ensino em Maceió.