Geral
Educação recebe mudas de plantas e insumos para ação ambiental nas escolas


Cerca de 20 mudas e 80 kg de insumos foram doados para ações ambientais nas escolas. Foto: cortesia
Cerca de 20 mudas de diferentes tipos de plantas, sementes e 80 kg de adubo foram doados à equipe de Educação Ambiental e Sustentabilidade (Seas), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), nessa terça-feira (26). Com os recebidos, em parceria com o Consórcio DHC, o setor vai realizar uma ação inicialmente na Escola Municipal João XXIII, localizado no bairro do Jacintinho.
A ação faz parte do projeto Plantando nas Escolas, que tem o intuito de sensibilizar os alunos da rede municipal de ensino em relação ao plantio, cultivo e cuidado ambiental nos locais onde estudam, promovendo uma maior qualidade na saúde emocional e física.
Foram doados para a pasta mudas de diversos tipos de hortaliças e ervas, e adubo. Foto: cortesia
Entre as hortaliças e ervas doadas estão o capim-santo, manjericão, orégano, hortelã-pimenta e hortelã de folha larga.
A técnica do Seas, Salete Leite, explica que o projeto tem duração de mais de um ano em Maceió e que o setor ficou responsável pela parte pedagógica, enquanto que a empresa parceira forneceu os insumos para a realização das atividades no ambiente escolar. Para Salete, a ação é enriquecedora e ajuda no desenvolvimento mental do aluno.
“Essa ação é enriquecedora, não só para a aprendizagem, mas para a própria saúde emocional da criança. A gente sabe que o verde descansa a vista, descansa a mente. Esse contato com o verde, esse convívio com a planta, favorece a parte imunológica da criança. O carinho e o prazer que os pequenos têm ao pegar a planta melhora a vida deles. Além disso, ajuda a formar a consciência social e ambiental dos estudantes”, disse a técnica.

Técnica pedagógica do SEAS, Salete Leite. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed
Salete conta também que os próprios alunos vão montar as mudas dentro de garrafas pets e pendurar em uma horta vertical, com a ajuda da equipe do setor e de professores da escola. Jogos pedagógicos também serão realizados em sala de aula em relação aos nomes das plantas.
“Tudo isso reverte no chão da sala de aula. É parte da rotina dos alunos fazer essa visitinha na horta, pegar, sentir os cheiros, fazer chás, mas também isso vai ser utilizado pedagogicamente em sala de aula com jogo de palavras referente às nomeações das plantas”, enfatizou Salete.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores esvaziam sessão e evitam votação de requerimento que cobrava fiscalização sobre o IGPS
-
4POLÍTICA
Denúncias na Tribuna da Câmara escancaram caos na saúde pública de Palmeira dos Índios: falta de atendimento, transporte e direitos básicos; veja vídeo
-
5ELEIÇÃO 2026
Paulo Dantas na corrida por um terceiro mandato? Rumores ganham força nos bastidores