Economia
Forte reajuste dos combustíveis intensifica alta do grupo Transportes no IPCA-15

As famílias brasileiras gastaram 3,43% mais com Transportes em abril, depois de uma alta de preços de 0,68% do grupo em março, dentro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O grupo Transportes foi responsável por 0,74 ponto porcentual da taxa geral de 1,73% registrada pelo IPCA-15 neste mês.
O resultado foi turbinado pelo encarecimento de 7,54% no preço dos combustíveis no varejo, devido ao megarreajuste praticado pela Petrobras em 11 de março nas refinarias. Na ocasião, a petroleira elevou o preço médio da gasolina às distribuidoras em 18,77%, enquanto o óleo diesel aumentou 24,93%.
Nas bombas dos postos de combustíveis, a gasolina teve uma alta de 7,51% ao consumidor, item de maior impacto individual na inflação do mês, 0,48 ponto porcentual.
Os preços do óleo diesel subiram 13,11%, enquanto o etanol aumentou 6,60%. O gás veicular teve elevação de 2,28%.
As passagens aéreas ficaram 9,43% mais caras em abril. O seguro voluntário de veículo teve aumento de 3,03%, oitavo mês consecutivo de alta, acumulando um avanço de 23,46% nos últimos 12 meses.
Ainda em Transportes, o táxi subiu 4,36%, devido a reajustes em São Paulo e Fortaleza.
O metrô aumentou 1,66%, em consequência de um reajuste no Rio de Janeiro.
As passagens de ônibus urbano tiveram elevação de 0,75%, com reajustes em Curitiba, Belém e Recife.
Autor: Daniela Amorim
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores esvaziam sessão e evitam votação de requerimento que cobrava fiscalização sobre o IGPS
-
4POLÍTICA
Denúncias na Tribuna da Câmara escancaram caos na saúde pública de Palmeira dos Índios: falta de atendimento, transporte e direitos básicos; veja vídeo
-
5ELEIÇÃO 2026
Paulo Dantas na corrida por um terceiro mandato? Rumores ganham força nos bastidores