Alagoas
ONU-Habitat lança site para projeto que promove prosperidade urbana em Alagoas


Plataforma reúne, em um só ambiente, as diversas iniciativas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do projeto Visão Alagoas. Foto: Minne Santos
O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) lançou, nesta terça-feira (26), um site totalmente voltado para o projeto Visão Alagoas 2030. Disponível no endereço http://visaoalagoas2030.al.gov.br/, a plataforma, feita em parceria com o Governo do Estado, reúne todas as ações que vêm sendo realizadas pelo ONU-Habitat para promover uma prosperidade urbana mais sustentável e inclusiva em Alagoas.
Desenvolvido por meio do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec-AL), o site, além de trazer as notícias sobre a atuação da agência da ONU no estado, centraliza de forma intuitiva os projetos que estão sendo fomentados no âmbito do Visão Alagoas 2030. São exemplos o Observatório de Políticas Públicas, que será lançado em breve; o Mapa Rápido Participativo e o Perfil Socioeconômico da região lagunar de Maceió; o Guia para uma Política Habitacional do Estado, entre outros.
O Coordenador de Programas do ONU-Habitat, Alex Rosa, destaca que a plataforma cumpre um papel importante de difundir e preservar toda a produção da informação que vem sendo gerada sobre os municípios e o Estado como um todo no âmbito do projeto.
“Estamos desenvolvendo diversos projetos a partir do Visão Alagoas e todos resultam em relatórios, estudos, painéis. Boa parte desse trabalho já está disponível e faz parte do início da nossa parceria com o governo, que vem desde 2017. São dados de utilidade pública para governos, prefeituras, associações de bairros, entidades, ONGs, toda a sociedade pode ter acesso e se apropriar deles”, comenta Alex Rosa.
Reforçando o papel de facilitar a comunicação com a população em geral, o portal também vai preparar o terreno para ações que envolvem o engajamento e a participação em atividades de formação, oficinas de espaço público, oferta de cursos, entre outras iniciativas.
De acordo com o web designer do Itec, Meuzent Galvão, a plataforma foi toda desenvolvida no padrão Secom-Governo de Alagoas, ou seja, adequando as especificidades do Visão Alagoas ao template já pronto.
“O site não foi migrado, nós, da fábrica de sítios, criamos do zero. Tem o padrão governamental e foge apenas em algumas questões básicas. A interação com o ONU-Habitat foi maravilhosa, o trabalho com a equipe do projeto fluiu bem, com treinamentos e retornos até o portal estar no ponto de publicar. Tudo isso com zero encontro presencial, pois todas as reuniões que aconteceram foram online, assim como todos os atendimentos e consultorias” explica Galvão.
O Visão Alagoas 2030
Fruto de uma parceria entre o ONU-Habitat e o Governo do Estado, o Visão Alagoas 2030 é um projeto voltado à elaboração de estratégias e soluções integradas para o desenvolvimento urbano sustentável. Firmada em 2017, a cooperação visa à produção de dados qualificados e diagnósticos para uma melhor compreensão dos espaços urbanos de Alagoas, dando especial ênfase para seus assentamentos informais, além de propor estratégias de ação para o estabelecimento ou aperfeiçoamento de políticas públicas, planos e programas estaduais.
Mais lidas
-
1HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
2ATROPELAMENTO
Após um mês internado, morre Timba, torcedor símbolo do CSA
-
3FUTEBOL
Quem é Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF que se candidatou ao cargo máximo na CBF
-
4METEOROLOGIA
Saiba qual a previsão do tempo neste fim de semana em Alagoas, segundo a Semarh
-
5FUTEBOL
Luis Zubeldía estuda mudanças no São Paulo para voltar a vencer no Brasileiro