Geral

Após pressão, prefeito-imperador sanciona lei da escola democrática

23/04/2022
Após pressão, prefeito-imperador sanciona lei da escola democrática

Uma lei que vigorava desde 2005 e que foi revogada na surdina pela Câmara Municipal.

A lei da gestão democrática implantada na gestão de Alberico Cordeiro (2001-2008) e que nunca foi posta em prática de repente deixou de existir no ordenamento jurídico do Município de Palmeira dos Índios sem maiores satisfações dos legisladores à sociedade. A lei de 2005 carecia apenas de uma regulamentação, mas foi revogada para de início favorecer o apadrinhamento político.

Foi necessário esta TRIBUNA DO SERTÃO denunciar o fato para que a categoria representada pelo SINTEAL tivesse ciência do que estava ocorrendo.

A partir daí o SINTEAL passou a cobrar justificativas da Câmara e ameaçou literalmente botar o “bloco na rua”, em uma sessão da Câmara, caso uma nova lei não fosse votada até maio.

A Câmara por sua vez – após ser provocada – votou uma nova lei que foi sancionada na data de ontem pelo prefeito – após receber pressão da categoria de educadores.

Agora diretores de escolas municipais serão escolhidos por votação direta de pais, alunos e professores de cada unidade.

“Estamos muito felizes porque a Lei de Gestão Democrática, que foi construída com várias mãos, será implantada nas escolas de Palmeira. Tivemos grandes debates para chegar a esse resultado, que vai democratizar ainda mais as escolas e agregar e melhorar ainda mais a educação das crianças e dos adolescentes do município”, disse o presidente do Núcleo Regional do Sinteal em Palmeira dos Índios Izael Ribeiro.