Brasil
UEMA disponibiliza cursos gratuitos na área da educação


Formações são realizadas em parceria com a Capes e têm certificado
Cursos gratuitos e on-line voltados para professores, alunos de Licenciatura e outros profissionais que atuam na Educação ou público geral estão sendo oferecidos pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio da plataforma Eskada.
Os cursos oferecem certificação e apresentam aspectos básicos do planejamento para o ensino mediado por tecnologias, com base no cenário atual da relação entre tecnologias digitais e educação. Os participantes aprendem a produzir os próprios materiais audiovisuais e aperfeiçoam as práticas das aulas presenciais e a distância.
Disponibilizados nos níveis básico e intermediário, cada formação tem uma carga horária específica. A duração vai depender da organização dos alunos com a própria rotina para acompanhar as aulas na plataforma. Os cursos ficam disponíveis durante 24 horas por dia, sete dias por semana. É permitida a inscrição em diferentes cursos por aluno. A certificação é disponibilizada em uma página na própria plataforma, assim que o curso for concluído e as avaliações finalizadas. Confira, abaixo, algumas das opções de cursos.
Psicologia da Educação: o curso aborda conceitos da Psicologia aplicada à educação e a importância da formação profissional dos professores. A formação tem como foco nas correntes psicológicas básicas que abordam a evolução da Psicologia e da Educação.
Desenho Didático para o Ensino On-line: o curso apresenta os aspectos básicos do planejamento para o ensino mediado por tecnologias. Os participantes conhecerão algumas ferramentas que são utilizadas na produção de materiais didáticos, mediação pedagógica e avaliação.
Como Produzir Videoaulas: a formação é destinada para quem deseja conhecer técnicas básicas para produção de videoaulas, compreendendo a importância do planejamento e construção de um bom roteiro na criação de vídeos educacionais.
Mediação em EaD: o curso aborda os aspectos que envolvem o trabalho da tutoria na EaD como: funções do professor/tutor, competências e habilidades imprescindíveis para trabalhar em cursos mediados por tecnologias, bem como os diversos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e as ferramentas utilizadas no processo ensino-aprendizagem.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Mais lidas
-
1NINHO TUCANO
Após 29 anos, Ciro Gomes retorna ao PSDB e será candidato ao Governo do Ceará em 2026
-
2SANTANA DO IPANEMA
Vereador Mário Silva denuncia abandono dos Bulhões a servidores e pacientes com câncer
-
3ASSASSINATO
Polícia divulga imagens de suspeito de matar adolescente com 51 facadas em Rio Largo
-
4ARAPIRACA
Imagens de câmera de segurança mostram comerciante envolvido em confusão horas antes de ser assassinado
-
5EXECUÇÃO
Homem é executado dentro de casa por suspeitos que se passaram por policiais no Pilar