Geral
Yellen reforça intenção dos EUA pressionarem Rússia com sanções econômicas

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, reafirmou nesta quinta-feira a intenção do país de pressionar a Rússia com sanções econômicas e também de fazer “todo o possível” para ajudar a Ucrânia. Ao mesmo tempo, ela notou, durante entrevista coletiva, que um eventual embargo da Europa à energia russa exige “cautela”, por seu potencial de subir preços no setor pelo mundo.
Yellen lembrou que a receita com petróleo e gás é bastante importante para a economia da Rússia, por isso seria “desejável” que essas compras do país fossem reduzidas. Porém considerou que antes seria preciso avaliar meios alternativos de repor essas compras. “O objetivo das sanções tem sido impor o máximo de dor econômica sobre a Rússia, enquanto mítica o impacto sobre os aliados.”
A secretária do Tesouro também disse que os EUA não veem “tentativas disseminadas de evasão das sanções” pela Rússia e que era “difícil de imaginar isso usando criptoativos”. Em sua fala, Yellen ainda afirmou que os EUA se comprometeram com o primeiro-ministro ucraniano a enviar mais US$ 500 milhões em ajuda ao país.
Em outro momento da coletiva, Janet Yellen considerou que a inflação mais alta atual não deve ser algo permanente. Segundo a autoridade, produzir tudo internamente seria mais caro e o ideal é que parceiros possam ajudar nas frentes em que têm mais eficiência.
Ela disse que o governo do presidente Joe Biden deve anunciar em breve medidas para apoiar o fornecimento de alimentos e também que as cadeias de produção americanas “não estão resilientes”, no contexto atual.
Autor: Gabriel Bueno da Costa
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores esvaziam sessão e evitam votação de requerimento que cobrava fiscalização sobre o IGPS
-
4POLÍTICA
Denúncias na Tribuna da Câmara escancaram caos na saúde pública de Palmeira dos Índios: falta de atendimento, transporte e direitos básicos; veja vídeo
-
5ELEIÇÃO 2026
Paulo Dantas na corrida por um terceiro mandato? Rumores ganham força nos bastidores