Geral
HGE salva a vida de criança que sofreu atropelamento em Batalha


Atenção multidisciplinar faz parte da linha de cuidados da Pediatria do HGE para agilizar o restabelecimento dos pacientes
Depois de 14 dias internado no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, após ter sido atropelado por um caminhão, o pequeno Caleb Andrade Lima, de 4 anos, recebeu alta médica nesta segunda-feira (24). Acompanhado de familiares, ele retornou para o município de Batalha, onde reside, recuperado de um grave traumatismo crânioencefálico, que o deixou em estado grave, com sério risco de morte.
O pai da criança, Izaque Andrade da Silva, de 33 anos, conta que o desfecho poderia ter sido trágico, pois viu seu filho praticamente sem vida, jogado em via pública. O pesadelo começou quando Caleb brincava com seu primo na calçada da escola. Segundo testemunhas, um caminhão caçamba estava estacionado perto de onde as crianças se encontravam, quando decidiram atravessar a rua. O primo parou, mas Caleb continuou a travessia, surpreendendo o condutor do veículo, que não conseguiu evitar o atropelamento.
“Eu só vi as pessoas chegando até mim desesperadas para contar o que aconteceu. Quando cheguei onde meu filho estava, o vi caído, praticamente sem vida. Ficamos todos desesperados, sem saber o que fazer. Falaram para chamar o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], mas alguém o pegou nos braços e o levou para o hospital da cidade, pois é pertinho de onde ocorreu o acidente”, recordou Izaque.

Durante o processo de recuperação, Caleb caminha pela Pediatria do HGE
No primeiro atendimento, a mãe do menor, Ednise Cosmo de Lima Andrade, de 33 anos, lembra que a equipe médica já estava mobilizada para receber Caleb, porém ele necessitava de cuidados que o Hospital de Batalha não possuía. Diante disso, o médico plantonista solicitou a transferência imediata para o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, e assim aconteceu.
“Ele por lá ficou uns dois dias, mas os médicos também viram que era necessário transferi-lo, de novo, agora para o HGE. Nessa hora ficamos mais assustados ainda, porque era mais uma transferência e entendemos que isso significava que o caso era, realmente, muito grave. Viemos todos para cá, ele na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] Móvel e nós em carro particular. E por aqui, em Maceió, ficamos nos revezando”, disse a mãe da criança.
Gravidade – A pediatra Ana Carolina Ruela explicou que Caleb sofreu traumatismo cranioencefálico com fratura de mastoide e uma contusão pulmonar – o que exigiu a intubação para melhor recuperação. Também houve o diagnóstico de pneumonia, mas a equipe multidisciplinar também interveio no tratamento e ele se recuperou plenamente.

Pediatra Ana Carolina Ruela examina Caleb, que sofreu traumatismo cranioencefálico
“Ele apresentou uma síndrome de abstinência secundária, pelo uso das drogas necessárias para manter as medidas neuroprotetoras. Mas se recuperou do quadro clínico grave que apresentava e recebeu alta médica nesta segunda-feira, após as orientações pertinentes para a melhor recuperação em casa”, pontuou a médica.
Calmo e comunicativo, Caleb foi assistido pela equipe multidisciplinar da Pediatria do HGE e, antes mesmo de receber alta médica, conversou com os amigos e familiares, através de chamada de vídeo. A ordem agora é superar o trauma e seguir a vida, segundo enfatizou o pai do garoto.
“Quero voltar a brincar, ir para o parque, me divertir. Estou com muita saudade de todo mundo”, disse Caleb. Antes da alta médica, durante uma sessão de fisioterapia, ele arrancou sorrisos da equipe multidisciplinar, quando pediu ao pai que, na volta para casa, queria ganhar um carrinho de controle remoto.

Caleb recebeu o carinho de seus pais durante todo atendimento no HGE
Referência – O sucesso na assistência prestada ao pequno Caleb Andrade Lima representa a competência dos profissionais que atuam na Pediatria do HGE, referência em Alagoas nos cuidados pediátricos de Média e Alta Complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A área é composta por médicos (de várias especialidades), enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, técnicos de enfermagem, além da integração de estudos e pesquisas dos acadêmicos.
“É uma equipe espetacular, como outras tantas que temos neste grandioso hospital, que salva vidas todos os dias. O caso do Caleb é um exemplo da eficiência do nosso trabalho e de como o Governo de Alagoas está empenhado em garantir melhores serviços de saúde no Estado. Aproveito para parabenizar todos os servidores do HGE pelo desempenho alcançado com nossos pacientes e durante o acolhimento aos familiares”, acrescentou Paulo Teixeira, médico e gestor do hospital.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2COFRE SEM TRANCA
Prefeitura de Palmeira dos Índios autoriza gasto de R$ 600 mil para apresentação de um único cantor no Festival de Inverno
-
3ATAQUES
Houthis dizem que bombardearão o porto de Haifa, em Israel, para impedir a entrada de navios
-
4ROUBO
Loja da Tim é arrombada no centro de Palmeira dos Índios nesta terça-feira
-
5FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC