Brasil
Cursos e ferramentas sobre educação financeira são oferecidos gratuitamente
A pesquisa “Educação Financeira no Brasil”, de dezembro do ano passado, realizada pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina, investigou o relacionamento dos brasileiros com as finanças durante a pandemia e concluiu que cerca de 52% das pessoas sabem pouco ou muito pouco sobre gestão financeira, só 13% das pessoas sabem calcular juros e cerca de 56% sabem realizar contas simples de divisão.
O estudo ainda verificou que somente um terço da população conseguiu guardar dinheiro em 2020 e dois terços não têm metas financeiras para os valores guardados. Os números são um indicativo de como a falta de educação financeira impacta a vida do brasileiro e como aprender sobre investimentos pode mudar algumas circunstâncias.
Para facilitar esse processo de aprendizagem, a plataforma do TC criou um ecossistema de ferramentas com cursos gratuitos e formações e artigos que dão dicas essenciais para quem deseja organizar suas contas e aprender as noções básicas de investimento. Os cursos básicos iniciam pessoas de todas as idades nos investimentos e ajudam no passo a passo para entrar nesse universo, a exemplo de como controlar as finanças e escolher o investimento ideal para seu objetivo de vida.
Além disso, enquanto o usuário aprende, pode acompanhar e participar do Trade Ideas e dos canais específicos de cada assunto, nos quais investidores de todos os níveis podem opinar e debater. Os canais são moderados e não permitem conteúdos fora do assunto proposto. Para treinar o que foi aprendido, os usuários têm acesso gratuito aos campeonatos e torneios, que simulam operações reais na Bolsa de Valores, com base em gamificação e prêmios de incentivo.
“Criamos no TC um ecossistema inteiro para quem quer começar a investir, onde o usuário é guiado pela plataforma com diversos espaços de aprendizado. Além da interação, que gera muita troca, temos lives, vídeos no YouTube e criamos até uma rádio. Quem não gosta de aprender vendo ou ouvindo, pode consumir dezenas de artigos e conteúdos construídos pela equipe do TC School, nosso braço educacional. Então tem conhecimento para todo lado e em todo formato. Além disso tudo, temos trabalhado novas classes de ativos, como criptomoedas, fundos imobiliários e small caps“, comenta Pedro Albuquerque, CEO do TC.
A plataforma ainda oferece gibis educativos como forma de inserir e incentivar a educação financeira entre o público infantil. Albuquerque ressalta a importância da educação financeira para o país. “No ranking global de educação financeira, estamos atrás de países muito menos desenvolvidos que o Brasil. Esse é um problema que precisamos resolver e estamos apenas no início dessa mudança. O mercado financeiro pode contribuir para uma revolução na educação do nosso país e na geração de riqueza para a sociedade”, afirma.
Todos os materiais e ferramentas estão disponíveis gratuitamente na plataforma da companhia. Para acessar, basta realizar um cadastro na plataforma web ou aplicativo do TC, disponível na Play Store e Apple Store.
Cursos gratuitos do TC
- Passos simples para controlar as suas finanças
- Como escolher o investimento ideal para o seu objetivo de vida
- 1UP – Investimento para todas as idades
- Guia do jovem investidor
- Matemática Financeira Expert – Tudo o que você precisa saber
- Mercado Financeiro Expert – Quem é quem nesse mercado
- Curso de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física
- Cyber Security: proteja seus dados
- Ética, regulamento e conduta aplicada ao TC
- Usando o TC para potencializar meus resultados
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Mais lidas
-
1CHÁCARAS DE LUXO
Justiça determina a reintegração de áreas da Usina Utinga Leão invadidas desde 2009
-
2DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
3FIM DO CERTAME
Concurso de cartórios em Alagoas chega ao fim com resultado prestes a ser divulgado
-
4APOIO
Hugo Wanderley reage contra suspensão de operação Pipa e pede apoio a Bancada Federal
-
5COMUNICAÇÃO
Jornal Tribuna do Sertão marca presença no Google News Summit, um debate sobre o futuro do jornalismo no Brasil