Alagoas
Festival Sururu reúne o melhor da cultura alagoana em cinco exibições inéditas


Evento começa no dia 02 de setembro e será online no canal do Festival Sururu no Youtube
Com a proposta de mostrar ao mundo os mais diversos manifestos culturais de Alagoas, no próximo dia 02 de setembro de 2021, estará disponível no canal Festival Sururu, no Youtube, o primeiro episódio de uma série de cinco lives que trarão show de artistas renomados no Brasil. Além da música, o Festival Sururu fará um tour pelos grupos culturais do estado que tem como inspiração, molusco que é patrimônio imaterial de Alagoas.
Em razão da pandemia da covid-19, as apresentações culturais foram gravadas previamente, em um dos cenários mais significativos para o público alagoano, o Teatro Deodoro, que em 2021 completa 111 anos. “Temos um time de quinze cantores e compositores que tem uma história com a cultura alagoana, que entendem o poder de identificação que o Sururu e as lagoas do nosso estado representam para o nosso desenvolvido. São músicas autorais, que expressam o DNA de cada artista. Está ficando tudo muito lindo”, destacou Alan Quintella, idealizador do projeto.
O Festival Sururu, que é uma iniciativa apoiada pela Lei Aldir Blanc, por meio de edital da Secretaria de Estado da Cultura, irá contextualizar a importância do molusco no desenvolvimento social e econômico de Maceió e das cidades que as lagoas Mundaú e Manguaba margeiam. “É um orgulho fazer parte dessa iniciativa. O sururu representa o que o alagoano tem de melhor, a sua criatividade e força. Estamos ansiosos para acompanhar os shows e conhecer cada vez mais os movimentos culturais do nosso estado”, declarou a secretária de estado da cultura, Melina Freitas.
A direção de produção musical dos shows é de Fernando Melo, músico alagoano, erradicado em São Paulo há quase 40 anos, que imprimi em sua arte toda a memória da infância e adolescência em Alagoas. “A ideia de fazer esse festival surgiu em um encontro em Judiaí, em São Paulo. Lá já havíamos definido que o palco desse evento seria o Teatro Deodoro. O Deodoro é a casa de todos os artistas alagoanos e sempre esteve de portas abertas para a cultura brasileira. Estou muito feliz”, comemorou o músico.
Já a direção artística musical do Festival Sururu é assinada por outro músico alagoano que ganhou o mundo com o seu talento, Fernando Nunes. O baixista e produtor musical reforçou a importância da iniciativa na valorização dos artistas locais. “Considero esse festival um marco na cultura alagoana. Alagoas é uma terra muito rica em cultura e temos muito a oferecer para o mundo. Esse é o começo de uma nova era de divulgação da nossa cultura. Viva o Sururu”.
As apresentações culturais serão disponibilizadas ao vivo, todas as quintas-feiras do mês de setembro, às 19h, no canal Festival Sururu, no Youtube. Se inscreve no canal, que tá tudo lindo!
Confira o teaser de lançamento: https://www.youtube.com/channel/UCODsJLqA9_gKD0Zbw3zUBtQ
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
3PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
4AVAL DA BANCADA DO CONFEITO
Prefeitura e Câmara de Palmeira ignoram Justiça e trocam terras da União avaliadas em R$1 milhão; FUNAI já acionou a assessoria jurídica sobre a permuta escandalosa
-
5ELEIÇÕES 2016
Antonio Albuquerque rejeita federação entre MDB e Republicanos e alerta para riscos à atuação política em Alagoas