Alagoas
AL é o primeiro estado do NE a vacinar 30% da população com as duas doses contra a Covid-19
Dos nove Estados do Nordeste, Alagoas é o primeiro a alcançar os 30%. Em segundo lugar vem a Paraíba, com 29,54% e depois o Estado do Piauí, com 28,63%. A média do Nordeste está em 25,98% e do Brasil em 31,90%.
Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas em Alagoas o imunizante de dose única (Janssen) e os imunizantes de duas doses: Astrazeneca, CoronaVac, e Pfizer. Ao todo soma-se mais de 1,6 milhão de pessoas vacinadas com, pelo menos, a primeira dose da vacina.
O Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, comemora o avanço da vacinação. “Alagoas tem dado uma bela resposta no enfrentamento à pandemia e tem alcançado os melhores resultados em todo o Brasil. É por isso que a gente tem observado a redução no número de pacientes internados em nossa rede hospitalar exclusiva para a Covid-19, assim como, no número de casos e de óbitos”, salientou.
O gestor enfatizou, ainda, a importância da segunda dose, para que a imunização contra o novo coronavírus seja mais eficaz. “Peço para que a população continue respondendo ao chamado para a vacinação, tanto para a primeira dose, quanto para a segunda”, apelou.
Balanço – Até agora Alagoas recebeu do Ministério da Saúde 3.171.060 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. No total, o Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Sesau, já distribuiu 2.722.262 doses de vacinas para os 102 municípios.
Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 2.323.429 doses. Deste total, 1.606.575 de pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 716.854 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) e dose única (DU).
E para que a ocupação de leitos não volte a subir é preciso continuar atento aos cuidados no combate à Covid-19, inclusive para evitar a proliferação de novas variantes. Por isso, não esqueça:
– Use máscara ao sair de casa;
– Respeite os protocolos de distanciamento social;
– Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel;
– Evite tocar os olhos, nariz ou boca;
– Cubra nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar;
– Fique em casa se você se sentir indisposto;
– Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.
Mais lidas
-
1ASSASSINATO
Homem é morto a tiros na Cafurna em Palmeira dos Índios
-
2HUMILHAÇÃO
CSE em crise: Ex-Prefeito, Prefeita Luisa Duarte e Vice Sheila abandonam time na torcida em campo e no bolso
-
3PAGOU O PATO
CSE demite técnico Fernando Tonet após derrota acachapante para o CRB
-
4SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
5LEGISLATIVO
Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios realiza cinco sessões extraordinárias nesta segunda-feira (20)