Economia
Parlamento do Paraguai tem de aprovar criação
O fato de o governo brasileiro querer usar o reservatório de Itaipu para criar tilápia não significa que a produção vai começar amanhã. Na realidade, a ideia conta apenas com o aval do governo paraguaio, mas ainda precisa passar pelo crivo do Parlamento do país, porque há impedimento legal para criação de espécie exótica no reservatório. Assim como o Brasil divide com o Paraguai a energia da usina binacional, precisa de sua autorização para produzir peixes nas águas.
“Existem ainda algumas normas do Paraguai que precisam passar por mudança. Hoje há vedação na legislação. Nós já enviamos toda a documentação para eles, o governo do Paraguai está de acordo, dependendo agora do Parlamento paraguaio”, disse o secretário da Pesca, Jorge Seif Júnior.
O secretário afirma que, caso a autorização não saia, o governo brasileiro poderá buscar produtores de outras espécies para explorar o lago. A tilápia é cobiçada pelo setor porque sua produção depende de pouca ração para que o peixe atinja a fase de abate. O Paraná já é o maior produtor de tilápia do Brasil.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Autor: André Borges
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1
Aos 75 anos Ney Mato Grosso posa sem camisa em ensaio ao lado de jovem rapper
-
2AUTORITARISMO FREADO
Ex-prefeito Júlio Cezar é alvo de medida protetiva por ataques a servidor público
-
3Saúde pública
Limoeiro de Anadia reforça compromisso com a saúde pública durante congresso do Conasems em MG
-
4INTERNET
Enviado especial de Trump pede a Musk que torne a Starlink gratuita no Irã
-
5HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos