Alagoas

Bolsa qualificação dos policiais penais será ampliada para 24 meses

24/11/2020
Bolsa qualificação dos policiais penais será ampliada para 24 meses

Policiais penais vão receber bolsa qualificação com pagamento retroativo a novembro (Foto: Bruno Soriano)

Gestores da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) participaram, nesta terça-feira (24), de reunião que contou com a presença de representantes do Sindicato dos Policiais Penais (Sinasppen) e teve como objetivo debater pautas como a renovação do pagamento de auxílio financeiro em favor da categoria.

Na oportunidade, foi acordado que a Mensagem relativa à bolsa qualificação dos policiais penais (com a ampliação do prazo de vigência para 24 meses) será encaminhada à Assembleia Legislativa de Alagoas até o próximo dia 09 de dezembro, e com direito, inclusive, a pagamento retroativo ao mês de novembro.

Outro acordo firmado no mesmo encontro, na sede da Seplag, trata da renovação do chamado serviço extraordinário – pago ao policial penal que excede sua carga horária – ainda no primeiro semestre de 2021, reafirmando, assim, o compromisso da gestão prisional com a valorização de seu servidor.

Feiras e visitas

Após a reunião, a Seris também definiu a data para retomada de rotinas carcerárias como o recebimento de gêneros alimentícios levados pelos familiares dos reeducandos. Já a partir do próximo dia 11 de dezembro, a entrega das feiras e as visitas aos custodiados serão retomadas gradativamente, considerando o protocolo de prevenção à Covid-19, a exemplo do uso obrigatório de máscara de proteção.

O cronograma conforme cada unidade do sistema prisional, bem como as regras para visitação, será divulgado ainda esta semana pela Chefia Especial de Gestão Penitenciária.

Inicialmente, será permitida apenas uma visita – limitada a uma pessoa por reeducando – ao mês. O visitante, por sua vez, não pode ter menos de 18 ou mais de 60 anos de idade, tendo seu acesso liberado somente após passar pela barreira sanitária da respectiva unidade, mediante aferição da temperatura corporal e higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70%.