Economia
Fed diz que organizações bancárias têm sido fonte de força, no quadro atual
O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) publicou nesta sexta-feira relatório atualizado sobre supervisão e regulação bancária. No documento, a instituição avalia as condições do sistema bancário, acontecimentos recentes no panorama regulatório e também na supervisão, no quadro de respostas à pandemia da covid-19 nos Estados Unidos.
O Fed considera que o novo coronavírus provoca “desafios sem precedentes”.
Ao contrário de 2008, porém, as organizações bancárias no quadro atual têm sido “uma fonte de força, em vez de tensão, para a economia, iniciando o evento da covid com liquidez e capital substanciais e gerenciamento melhor do risco, além de resiliência operacional”.
Em resposta à crise de saúde, o Fed tem feito vários ajustes em sua regulação e supervisão, lembra o banco central, “muitos temporários, para reduzir o peso sobre as organizações bancárias e ajudá-las a atender as necessidades de clientes e comunidades”.
Na avaliação do Fed, o curso e o ritmo da retomada econômica “continuam incertos”, e o ritmo e a intensidade deles devem variar em diferentes partes do país. Nesse quadro, o Fed pretende continuar a garantir que suas regulações, políticas de supervisão e as atividades de avaliação sejam eficazes e eficientes, diz o relatório.
“Nós continuamos comprometidos a usar toda nossa caixa de ferramentas para apoiar a economia pelo tempo que for necessário”, garante a instituição.
Autor: Gabriel Bueno da Costa
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
3PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
4AVAL DA BANCADA DO CONFEITO
Prefeitura e Câmara de Palmeira ignoram Justiça e trocam terras da União avaliadas em R$1 milhão; FUNAI já acionou a assessoria jurídica sobre a permuta escandalosa
-
5ELEIÇÕES 2016
Antonio Albuquerque rejeita federação entre MDB e Republicanos e alerta para riscos à atuação política em Alagoas