Economia
Vendas caíram em 46,9% de pequenas empresas e 31,9% das grandes, diz IBGE
A pandemia do novo coronavírus provocou uma queda nas vendas ou serviços comercializados em 46,8% das empresas em funcionamento no País na primeira quinzena de julho. Os dados são da Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, que integram as Estatísticas Experimentais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda nas vendas foi mais sentida entre as pequenas empresas, alcançando 46,9% das companhias desse porte. Entre as empresas intermediárias, 40,7% relataram perdas, enquanto 31,9% das companhias de grande porte registraram essa queixa.
Por outro lado, 26,1% das empresas em atividades afirmaram que a covid-19 aumentou as vendas, outras 26,9% disseram que o efeito negativo sobre as vendas foi pequeno ou inexistente.
Entre as grandes empresas, 37,6% relataram efeito pequeno ou inexistente sobre as vendas de produtos e serviços em função da pandemia.
A percepção de redução nas vendas foi sinalizada por 45,8% das empresas do setor de Serviços; 31,9% das companhias da Construção; 51,6% do Comércio; e 40,8% de Indústria.
O porcentual de empresas com redução nas vendas foi de 54,5% no Comércio Varejista, 48,1% nos Serviços profissionais, administrativos e complementares e 47,7% nos Serviços prestados às famílias.
Autor: Daniela Amorim
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GAME OVER 2
PC cumpre mandados contra influenciadores em Arapiraca e Penedo e apreende veículos
-
5FUTEBOL
West Ham quer vender ex-Palmeiras sete meses após pagar R$ 132 milhões, diz jornal