Alagoas

Empresários da economia criativa de Alagoas participam da Feira Internacional de Negócios Criativos, sendo este ano edição online.

30/04/2020
Empresários da economia criativa de Alagoas participam da Feira Internacional de Negócios Criativos, sendo este ano edição online.

Empreendedores alagoanos participam, a partir da próxima segunda-feira (4), da Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos. O evento, que iria acontecer na cidade de João Pessoa, na Paraíba, será realizado virtualmente por conta da pandemia do novo coronavírus. Promovida pelo Sebrae Paraíba, a feira 100% digital contará com palestras, rodada de negócios com lojistas e expositores, oficinas, apresentações musicais e lançamentos de livros.

Com a promessa de possibilitar grandes oportunidades de mercado de forma inovadora, o evento irá contemplar uma série de segmentos da economia criativa: artesanato e arte popular, artes visuais, audiovisual e cinema, design, música, teatro, circo, literatura, games, arquitetura, moda, museus, comunicação, publicidade, websites e startups.

“A feira será uma adaptação de um evento realizado ano passado, em que o Sebrae em Alagoas participou com uma caravana. Neste ano, a organização transformou a feira em uma ação digital, já que não se pode promover eventos com aglomerações, neste período de medidas de distanciamento social”, destacou a gestora do projeto de economia criativa e analista da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae em Alagoas, Débora Lima.

Além de promover a comercialização de produtos e a abertura de novos mercados, a organização do evento pretende gerar oportunidades de networking (ampliação da rede de contatos) e estimular a capacidade de inovação e de inserção no mundo digital.

“A plataforma contará com todas as atividades que já aconteciam no formato presencial. O Sebrae Paraíba fez questão de convidar os demais estados do Nordeste para que possam participar e, inclusive, alguns empresários alagoanos irão participar como expositores e palestrantes”, informou a analista Débora Lima.

Um total de 14 empresas alagoanas foram inscritas para participar do evento. Dessas 14 empresas participantes, duas irão colaborar com a oferta de palestras, compartilhando experiências de mercado durante a feira.

A empresária Alinne Menezes, da Ekonativa, irá abordar o tema “Aromaterapia e criatividade aliadas para o enfrentamento da crise”. Para ela, o evento será uma ótima oportunidade para apresentar as técnicas de aromaterapia, utilizadas em seu negócio. “Esta é uma ciência e arte milenar baseada na fitoterapia, que utiliza óleos essenciais para fins medicinais, estéticas e terapêuticos”, explicou.

“É uma terapia holística embasada cientificamente, porque promove transformação integral e mudança de hábitos no nível físico, emocional, mental e espiritual. Isso é possível porque o olfato é a área mais antiga do nosso cérebro, está ligado diretamente ao sistema límbico, que está conectado com as nossas emoções”, concluiu a empresária.

A empresária Lena Uchôa, da Feirinha Cool e, também, palestrante do evento, abordará o tema “Repensando o modelo de negócio de forma colaborativa – O momento é agora”.

Além de ampliar e compartilhar conhecimentos, os participantes também poderão vender e comprar produtos expostos durante a programação da feira. “Alguns empresários irão disponibilizar fotos e informações de produtos na plataforma para que as outras pessoas, que estarão em diversas regiões do país naquele mesmo momento, possam acessar e efetuar compras. É uma ótima oportunidade para absorver esse formato de inovação digital”, afirmou a analista Débora Lima.

A analista da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae em Alagoas, Marina Gatto, defende que as formas de consumo vão mudar após a pandemia e, por isso, a feira será uma excelente oportunidade de capacitação. “O evento será oportuno para os artesãos conseguirem renda através das vendas pelo marketplace, mas principalmente para começarem a se capacitar e a se preparar para as vendas no mundo virtual, em que não estão muito familiarizados”.

O evento, que acontece de 4 a 10 de maio, com o apoio da Rede Mundial de Cidade Criativas da Unesco, contará com quatro palestras diárias.

Atendimento Remoto do Sebrae

Mesmo diante do isolamento social, devido ao novo Coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o Sebrae. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, além disso, pode contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, Telegram t.me/sebraealagoas, WhatsApp (82) 99999-5519, Chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram @sebraealagoas, Twitter @sebraealagoas, Facebook /SebraeAlagoas, Youtube @sebraealagoas, e o LinkedIn Sebrae Alagoas.