Economia
OCDE sugere remoção de restrições comerciais em meio à pandemia de coronavírus
O secretário-geral da Organização Para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurría, exortou a comunidade internacional a retirar restrições ao comércio global em meio à pandemia de coronavírus. “Essas restrições podem não só afetar o fornecimento de materiais médicos necessários, mas também gerar choques à cadeia produtiva de alimentos e outros bens essenciais”, escreveu em carta.
Gurría classificou a crise causada pelo vírus como “sem precedentes” e disse que ela expôs as fraquezas em sistemas de saúde ao redor do mundo. “A pandemia traz consigo o terceiro e maior choque do século XXI, após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2011 e a crise financeira global de 2008”, afirmou.
Para superá-la, ele destacou a necessidade de governos agirem de forma coordenada e saudou as ações “ousadas” de bancos centrais no combate aos efeitos econômicos da epidemia. “Precisamos de uma ambição similar àquela verificada com o Plano Marshall, que criou a OCDE, e de uma visão semelhante a do New Deal”, salientou, referindo-se ao plano econômico dos Estados Unidos que pôs fim à Grande Depressão de 1929.
Autor: André Marinho
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4POLICIAL FOI ATINGIDA
Agente socioeducativo morre em troca de tiros com a PC, na Praça dos Martírios, centro de Maceió
-
5FUTEBOL
Fortaleza contrata Kuscevic, ex-Palmeiras, de forma definitiva e cede Bruno Melo ao Coritiba