Geral
Samu Arapiraca oferta curso inovador para socorristas

Nos 13 anos de funcionamento em Arapiraca, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) inova mais uma vez, com a oferta do Curso de Suporte Básico à Vida para técnicos de enfermagem e condutores socorristas. O curso tem carga de 100 horas e as aulas estão sendo realizadas no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Arapiraca.
O treinamento é destinado aos profissionais que atuam na II Macrorregião de Saúde, formada por 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Segundo revela a coordenadora do NEP Arapiraca, enfermeira Katyenny Christine, o Curso de Suporte Básico à Vida está embasado na Portaria 2.048/2002, do Ministério da Saúde.
Na manhã desta terça-feira (14), os técnicos de enfermagem receberam e trocaram informações acerca de temas como ética profissional, avaliação de cena, cinemática do trauma e parada cardiorrespiratória. O curso também aborda temas como traumatismos crânioencefálico, raquimedular, de tórax e abdominal, além de emergências clínicas e psiquiátricas, urgências obstétricas, entre outros procedimentos.
O treinamento ocorre todas as terças-feiras, incluindo também o período da tarde, com aulas práticas e teóricas. Estão sendo contemplados os profissionais que atuam na Central do Samu Arapiraca e das 19 Bases Descentralizadas que compõem a II Macrorregião de Saúde.
As Bases Descentralizadas vinculadas à Central Arapiraca estão localizadas nos municípios de Penedo, Ouro Branco, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Cacimbinhas, Maribondo, Porto Real do Colégio, Campo Alegre, Mata Grande, Girau do Ponciano, São Sebastião, São José da Tapera, Inhapi, Piranhas, Olho D´Água do Casado, Batalha e Traipu.
Há seis anos atuando no Samu, no município de Cacimbinhas, a técnica de enfermagem Maria José Ferreira de Lima destaca a realização do curso para o aperfeiçoamento profissional. “Esse treinamento vai qualificar, ainda mais, o nosso trabalho no socorro a crianças, adultos, idosos e também gestantes”, salientou.
Na sexta-feira (17) será a vez dos condutores socorristas do Samu participarem do Curso de Formação Profissional. O treinamento tem previsão para ser concluído no dia 15 de fevereiro deste ano.
Mais lidas
-
1MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Indígenas da Aldeia Fazenda Canto protestam contra prefeita Luísa Duarte e ocupam Prefeitura de Palmeira dos Índios
-
3NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
4POLÍCIA
Atropelamento durante festa familiar termina em morte na zona rural de Coqueiro Seco
-
5EDUCAÇÃO
Secretaria de Estado da Educação abre inscrições para curso gratuito de Libras