Artigos

Monteiro Lobato ainda vive

30/12/2019
Monteiro Lobato ainda vive

A nossa maratona escolar deste ano – batizada “Ciranda com Autores”- não poderia ter escolhido autor mais apropriado para homenagear. Monteiro Lobato é  um dos mais importantes escritores brasileiros do século XX, especialmente pelas obras infantis e personagens que marcaram a infância de várias gerações.

A ação, uma parceria do Instituto Antares de Cultura, a Academia Brasileira de Letras e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, procura incentivar a prática da leitura, além de valorizar a manifestação da criatividade de nossos estudantes. É a oportunidade de aprofundamento na vida e obra de autores  essenciais no cenário literário brasileiro.

Autor revolucionário, que jamais infantilizou as crianças, Lobato defendia a leitura como instrumento da transformação da realidade. Uma literatura acessível ao grande público, como foi possível comprovar através das redações inscritas no concurso, este ano estendido aos estudantes do 4° ao 9° ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

Quando aquele garoto, pintado de Monteiro Lobato, entrou no teatro da Academia Brasileira de Letras, para a apresentação especial no encerramento de mais uma Maratona Escolar, parecia, de fato, que o grande escritor paulista tinha revivido. O rosto com um bigode postiço e os cabelos esbranquiçados artificialmente davam um toque de realidade àquele artista-mirim, que logo se apresentaria no espetáculo dirigido pela Escola Municipal Bahia, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, com o apoio dos professores do Instituto Antares de Cultura.

O grupo foi recebido pelos professores Evanildo Bechara, da ABL, Lúcia Venina, titular de Língua Portuguesa da Unicarioca, Andréia Ghelman, Manoela Ferrari e Marlene Blois, responsáveis pelo evento.

Depois do Hino Nacional, Bechara e Venina dirigiram-se a alunos e professores, que enchiam o teatro, para falar do alto significado para a literatura brasileira daquela já tradicional promoção. Lobato não pertencera aos quadros da ABL, mas realizou obra notável, sobretudo para as crianças, como autor consagrado. Seus personagens, como Emília, Pedrinho, narizinho, Dona Benta e ia Nastácia, entre outros, deixaram marca profunda em nossa história e merecem ser relembrados, o que agora aconteceu, com o concurso de redações que mobilizou o sistema municipal de ensino do Rio de Janeiro. Os vencedores ganharam livros e computadores