Alagoas
Seprev orienta prefeitos para utilização de Sistema para Infância e Adolescência

Com o objetivo de ampliar a utilização do Sistema Nacional para Infância e Juventude (SIPIA) por parte dos Conselhos Tutelares de todo o estado, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) participou, nesta segunda-feira (22), de um encontro com diversos prefeitos na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
Durante a ocasião, foi apresentada a funcionalidade do SIPIA, que organiza e automatiza a rotina de trabalho dos conselhos tutelares, que podem utilizar a ferramenta para registrar os atendimentos e gerenciar os documentos emitidos durante a aplicação das medidas protetivas. Dessa forma, o sistema pode fornecer dados e informações sobre violações de direito de crianças e adolescentes, auxiliando inclusive na formulação de novas políticas públicas.
“Esta é uma ferramenta de extrema importância para o Sistema de Garantia dos Direitos, uma vez que são os dados extraídos dele que irão dar o norte para a formulação das políticas voltadas para crianças e adolescente”, enfatizou a superintendente interina da Criança e do Adolescente da Seprev, Samylla Gouveia.
Para que o Sistema tenha total funcionalidade é preciso que as Prefeituras Municipais tomem conhecimento da ferramenta e solicitem um kit de utilização ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. “A implantação do sistema não acarretar nenhum ônus para os municípios. Neste processo, a Seprev está atuando na capacitação dos conselheiros tutelares e na orientação para implantação nos municípios”, disse Samylla Gouveia.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS EM CHAMAS
Protesto por falta d’água escancara o legado de descaso deixado por Júlio Cezar e sua parceria milionária com a Águas do Sertão
-
3CINEMA
O Caçador e a Rainha do Gelo é continuação de outro filme? Entenda a ordem para assistir
-
4AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
5PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda