Alagoas
Semana de palestras promove participação de mulheres na ciência em Alagoas
Antecipando as comemorações do Dia Internacional da Mulher, 8 de março,o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas está promovendo, entre os dias 11 e 16 de fevereiro, uma semana de debates e palestras com o tema “Mulheres na Ciência”. As atividades vão acontecer em vários lugares diferentes nas cidades de Maceió e Arapiraca.
Com apoio da usina de ciência da UFAL, o evento está inserido em uma programação mais ampla em comemoração ao Centenário da União Astronômica Internacional – UAI, como também fará parte do evento internacional, promovido pela ONU, intitulado “Mulheres e meninas na Astronomia”.
Betânia Pereira, astrônoma amadora, ressalta a necessidade de estimular a participação das mulheres no ambiente científico. “O dia da mulher é um momento em que o mundo se volta para as diferenças de oportunidades e tratamento que acontecem entre homens e mulheres. E nós percebemos que além das pautas como a violência também existem questões que precisam ser abordadas para mudar, como a falta de estímulo para que as mulheres se desenvolvam no ambiente da ciência”.
Na solenidade de encerramento, na noite de sábado (16) o evento homenageia a professora Lenilda Austrilino Silva, uma cientista alagoana que se destaca na área da física, doutora em educação. Na programação, haverá palestras na UFAL (na usina de ciência e no CEDU), e em alguns sindicatos parceiros (Sinteal, Sindprev e Sindictimal). A ideia é atingir o maior público possível.
Todas as palestras serão conduzidas por mulheres. Graduadas nas mais diversas áreas, como direito, biologia, química e pedagogia, as expositoras tem em comum a defesa da importância da ciência na vida da sociedade.
O CEAAL é uma entidade de Astronomia que divulga a ciência dos céus no estado de Alagoas, pioneiramente, desde 1978. Seus sócios são astrônomos amadores, que realizam cursos de iniciação à Astronomia, ministram palestras e promovem noites de observação do céu.
Mais lidas
-
1ACIDENTE
Colisão entre carros deixa três mortos e dois feridos na BR-316, em Cacimbinhas
-
2RÚSSIA
Brasil não compra briga com EUA e ignora potencial de relações com Coreia do Norte, diz analista
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4EDUCAÇÃO
Estado inicia nesta segunda pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef
-
5JUSTIÇA
Zé Felipe acusa Virginia de ocultar patrimônio e pede bloqueio de R$ 200 milhões