Alagoas
Processos da Polícia Militar passam a ser abertos apenas em meio eletrônico
A partir desta terça-feira (04), mais um órgão do Estado passa a aderir ao Sistema Eletrônico de Informações, o SEI. Agora, todos os processos administrativos da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) serão abertos exclusivamente no sistema. O procedimento de transição para o meio eletrônico acontece mediante apoio técnico da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e foi celebrado durante evento nesta segunda-feira (03).
De acordo com o chefe do Núcleo Técnico Setorial (NTS) do SEI na PM, tenente-coronel Gerônimo do Nascimento, a mudança deve aprimorar e dinamizar a gestão documental da Polícia Militar do Estado, proporcionando mais facilidade nas ações administrativas da corporação.
“O SEI faz parte do processo de modernização que o Estado vem implementando para otimizar a máquina pública alagoana. Como temos um efetivo grande, trabalhamos com muita logística e disciplina para aderir ao sistema. Estabelecemos um calendário de capacitações para que a nossa corporação estivesse pronta para a transição e, a partir de amanhã, passamos a abrir nossos processos, exclusivamente, pela plataforma. É uma mudança de cultura trabalhosa, mas que vai trazer muitos benefícios à população”, explica o coronel Gerônimo.
Para o subcomandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, Wilson da Silva, o trabalho de implementação do SEI reflete os investimentos que o Governo tem feito em prol da otimização do serviço público em Alagoas.
“É perceptível que nós, enquanto Estado, temos evoluído. A adesão ao SEI é um exemplo disto. O sistema é um facilitador que vai gerar economia em toda a estrutura da PM de Alagoas. A parceria com a Seplag foi fundamental nesse processo e nós ficamos muito felizes pelo suporte. É um momento gratificante e que trará um retorno substancial para a sociedade”, afirma o subcomandante-geral da PM.
Ao longo deste ano, a Seplag vem promovendo capacitações para diversos órgãos e secretarias do Executivo a fim de fazer com que todo o Estado passe a adotar a ferramenta, que já vem trazendo mais eficiência na esfera pública alagoana.
“Nós começamos o ano com o sistema rodando na Seplag. Em maio, o governador Renan Filho definiu o SEI como ferramenta principal no que se refere ao processo administrativo. Tivemos assinatura de várias portarias conjuntas em outubro e, agora, temos a participação efetiva da PM. O SEI é um dos projetos de modernidade do Estado que ganhou força e a expectativa é que cresça cada vez mais”, pontua o secretário especial de Planejamento e Orçamento, Tadeu Barros.
Além de reduzir os gastos com papel e de minimizar o impacto no meio ambiente, o SEI traz mais transparência para o Estado e proporciona celeridade e rastreabilidade nos processos e procedimentos do Executivo.
“Das 27 unidades federativas do País, apenas oito têm o SEI efetivamente implantado. É com muito orgulho que a gente pode falar que Alagoas figura nesse seleto grupo. O trabalho de implantação do sistema é feito com muita parceria entre os órgãos do nosso Estado e nós não temos dúvidas de como a ferramenta é um ganho não só para a administração pública, mas para a sociedade como um todo”, afirma Tadeu.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
3AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar