Alagoas
Parlamentares conhecem estrutura de formação de mão de obra da Indústria
03/12/2018
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, definiu como positiva a reunião que manteve na manhã desta segunda-feira, 3, com integrantes da bancada federal, para apresentar os resultados das ações do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Alagoas.
O senador eleito Rodrigo Cunha e os deputados federais Marx Beltrão, Ronaldo Lessa, Paulão e Tereza Nelma (esta, eleita para o primeiro mandato) conheceram de perto o trabalho desenvolvido pelas entidades do Sistema Indústria no Estado. Os parlamentares ficaram impressionados com os números das ações nas áreas da educação básica e profissional, saúde e segurança no trabalho, e no desenvolvimento tecnológico da Indústria.
Na oportunidade, eles conheceram, em pleno funcionamento, vários setores do Centro de Formação Gustavo Paiva, instituição histórica e reconhecida como um dos mais importantes centros de formação profissional de Alagoas, localizada no bairro do Poço, em Maceió, onde a reunião foi realizada.
Chamado “reunião de defesa de interesses”, o evento serviu para que o presidente da Fiea, José Carlos Lyra, reafirmasse, com números consolidados, o papel do Sesi e do Senai para qualificação de mão de obra e promoção de qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico, em Alagoas e no Brasil. O objetivo, disse ele, é refutar, com trabalho realizado, os projetos que visam reduzir recursos do Sistema S (Indústria, Comércio e Transportes).
Projetos nesse sentido estão em análise no Congresso Nacional e, para tentar barrá-los, as entidades nacionais (confederações) e estaduais (federações), trabalham para mostrar aos parlamentares que os recursos são aplicados de modo eficiente.
“Ter essa interlocução com o setor produtivo é extremamente importante, o diálogo tem que ser a regra”, disse o senador eleito Rodrigo Cunha, ressaltando que as ações do parlamento devem contribuir para gerar emprego e renda, e não para reduzi-los.
O deputado Paulão também defendeu a estrutura do Sistema Indústria. O parlamentar destacou suas posições em defesa dos trabalhadores – e ressaltou que votou contra a reforma trabalhista – mas deixou claro que o Sistema S tem um papel muito importante para o Brasil. “São centros de formação com referência, inclusive internacional.
Formam mão de obra qualificada, que o mercado absorve fácil e rapidamente”, afirmou.
Os deputados Marx Beltrão e Tereza Nelma também se manifestaram sobre o papel do Sistema S e, mais especificamente, o trabalho realizado pelas entidades da Indústria. “Essa reunião nos traz mais subsídios para entendermos o bem que Sistema da indústria faz ao desenvolvimento econômico e social de Alagoas”, disse Tereza Nelma.
Por sua vez, o deputado Marx Beltrão destacou a interação entre a Indústria e a bancada federal, de modo que sejam mantidos os recursos necessários à continuidade do trabalho de qualificação da mão de obra alagoana.
Além de diretores da Fiea, como José da Silva Nogueira Filho, Alberto Cabús e Floriano Alves, e gestores, como o superintendente executivo do Sesi/AL e diretor regional do Senai, Carlos Alberto Paes, participaram da reunião Marcos Borges e Hávila de Nóbrega Oliveira, da unidade de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
3USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar