Alagoas
Empresas alagoanas disputam o Prêmio Estadual da Qualidade e Competitividade
Das 204 empresas alagoanas inscritas no Prêmio Estadual da Qualidade e Competitividade (PEQ/AL), 15 passaram para a etapa de visitas e seguem na disputa. A cerimônia de entrega da premiação está marcada para o próximo dia 29, a partir das 20h, no Espaço Pierre Chalita, no Jaraguá, em Maceió.
O PEQ/AL é uma iniciativa do Movimento Alagoas Competitiva (MAC), em parceria com o Sebrae em Alagoas, e tem o objetivo de reconhecer organizações, públicas ou privadas, que adotam as melhores práticas de gestão alinhadas ao Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Instituições de todos os portes e setores de atividade podem concorrer.
Após a inscrição, as empresas preenchem um diagnóstico de acordo com o nível de maturidade da gestão: Nível I – Primeiros Passos para a Excelência, Nível II – Compromisso com a Excelência e Nível III – Rumo à Excelência. A partir desta análise, as que possuírem pontuação acima da linha de corte estabelecida recebem a visita da banca de avaliadores voluntários. Após a visita, os relatórios elaborados são analisados por uma banca de juízes formada por especialistas no MEG, que definem as que serão reconhecidas.
Toda organização que participa do PEQ/AL passa por uma avaliação sistêmica, baseada em critérios de gestão reconhecidos internacionalmente. A análise gera um relatório com os pontos fortes e oportunidades de melhorias, o que permite a elaboração de um plano de ação voltado ao aperfeiçoamento da gestão da empresa.
Nova formatação
Uma das novidades deste ano é a substituição do Prêmio Competitividade Alagoana – Micro e Pequena Empresa (PCA) pelo PEQ Nível I – Primeiros Passos para a Excelência. Além disso, a avaliação passou a ter como base a 21ª e mais recente edição do Modelo de Excelência na Gestão, que foi atualizado pela Fundação Nacional da Qualidade.
Alinhado às mais recentes mudanças de cenário, o MEG 21 incorpora novos processos e aprimora os antigos. Tem o Tangram como inspiração e evidencia a flexibilidade do modelo, sua pertinência em se moldar ao que cada organização necessita em particular.
Os Fundamentos da Excelência foram reduzidos a oito: aprendizado organizacional e inovação; pensamento sistêmico; liderança transformadora; compromisso com as partes interessadas; adaptabilidade; desenvolvimento sustentável; orientação por processos; e geração de valor (alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais), e servem como base do processo de avaliação.
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