Geral
IGP-M na 1ª prévia de novembro cai 0,11% ante +1,06% na 1ª de outubro, diz FGV
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) recuou 0,11% na primeira prévia de novembro, após ter avançado 1,06% na primeira prévia de outubro. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira, 9, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice acumula alta de 9,13% no ano e avanço de 10,10% em 12 meses.
A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a primeira prévia do IGP-M de novembro. O IPA-M, que representa os preços no atacado, recuou 0,31%, ante um avanço de 1,40% na primeira prévia de outubro.
O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, apresentou alta de 0,30% na prévia de novembro, depois de uma alta de 0,44% em igual leitura de outubro.
Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, teve aumento de 0,29% na primeira prévia de novembro, depois da alta de 0,31% na primeira prévia do mês anterior.
O IGP-M é usado para reajuste de contratos de aluguel. O período de coleta de preços para cálculo do índice foi de 21 a 31 de outubro. No dado fechado do mês de outubro, o IGP-M subiu 0,89%.
IPAs
Os preços dos produtos agropecuários, medidos pelo IPA Agrícola, caíram 1,65% no atacado na primeira prévia do IGP-M de novembro. Na mesma prévia de outubro, houve elevação de 1,17%, informou a FGV.
Já os produtos industriais no atacado, mensurados pelo IPA Industrial, tiveram alta de 0,13% na primeira prévia de novembro, ante aumento de 1,48% na mesma prévia do mês anterior.
Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os bens finais caíram 0,17% na primeira prévia de novembro, depois do avanço de 0,92% na mesma prévia de outubro.
Os preços dos bens intermediários tiveram aumento de 0,58% na prévia de novembro, ante elevação de 1,93% na primeira prévia de outubro. Os preços das matérias-primas brutas recuaram 1,59% na primeira leitura de novembro, após uma alta de 1,30% na mesma prévia de outubro.
Autor: Vinicius Neder
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1NO APAGAR DAS LUZES
OAB palmeirense cobra transparência na gestão municipal de Palmeira dos Índios
-
2MAIORIA FORMADA
Oito vereadores de Palmeira subscrevem petição da OAB e exigem explicações sobre mais contratos e recursos municipais da gestão do imperador
-
3IPVA 2025
Sefaz divulga calendário de pagamento do IPVA em Alagoas
-
4VAMOS A LA PLAYA
Vereadores eleitos de Palmeira dos Índios se refugiam em praia paradisíaca antes de posse e eleição na Câmara
-
5VIOLÊNCIA
Homem agride companheira dentro da UPA de Palmeira dos Índios e causa danos ao patrimônio público