Variedades
Marca é acusada de apologia ao nazismo
A marca catarinense Lança Perfume está sendo acusada de fazer apologia ao nazismo em sua coleção de Inverno 2018. Com o tema Uma noite em Berlim, as peças trazem referências do uniforme militar alemão usado durante a Segunda Guerra Mundial, além de símbolos como a Cruz de Ferro, condecoração característica dos tempos de guerra. Apesar de não ser considerada por si só “nazista”, a imagem era amplamente usada por oficiais do exército comandado por Adolf Hitler, muitas vezes contendo a suástica em seu centro.
Depois de receber uma série de comentários negativos nas redes sociais, a marca publicou uma nota de esclarecimento em que diz “lamentar as acusações realizadas com base em desconhecimento, desinformação e preconceito”. Ainda segundo o comunicado, a Lança Perfume afirma ter procurado “transmitir uma mensagem plural e elevada sobre a capital alemã e sua história”. Sobre o uso da Cruz de Ferro, maior alvo da revolta dos internautas, a etiqueta garante não ser um “símbolo nazista”, resgatando sua origem datada de 1813.
Na declaração oficial, a Lança Perfume afirma ainda “repudiar o nazismo e o fascismo em todas as suas dimensões”.
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS EM CHAMAS
Protesto por falta d’água escancara o legado de descaso deixado por Júlio Cezar e sua parceria milionária com a Águas do Sertão
-
3CINEMA
O Caçador e a Rainha do Gelo é continuação de outro filme? Entenda a ordem para assistir
-
4AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
5PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda