Geral
Alerj vota projeto de lei para registrar casos de bala perdida
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta terça-feira, 20, em segunda discussão, um projeto de lei que propõe criar um sistema de registros de casos de bala perdida. O texto também propõe que o Estado contabilize, oficialmente, as mortes de policiais fora do serviço. O projeto foi aprovado em primeira discussão há duas semanas.
Segundo o PL 1.168/15, do deputado licenciado Jorge Felippe Neto, o Poder Executivo deverá criar um sistema especial de registros estatísticos e publicar, mensalmente, um boletim com os casos contabilizados. O documento deve conter data, hora e local com maiores incidências.
Já os registros feitos pela Polícia Civil deverão ter campos para “bala perdida” e “policiais fora do serviço”. Esses dados deverão ser divulgados regularmente pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).
“Os registros de ocorrências policiais são matéria-prima básica para os estudos sobre a criminalidade que permitem a elaboração de políticas públicas visando sua redução. É necessário ter registros oficiais destas ocorrências para que elas possam ter um tratamento científico”, justifica o autor.
Autor: Ludimila Honorato,
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1NOVOS RUMOS
Manuela D’Ávila e o fim de uma era no PCdoB: divergências e um novo caminho
-
2DISCUSSÃO
Polícia registra duplo homicídio em Murici, após discussão por som alto
-
3POLÍTICA
Novo livro de Jessé Souza, "O Pobre de Direita", analisa virada conservadora das classes populares no Brasil
-
4MORTE
Claudia Leitte lamenta morte de bailarina: Uma menina de 21 anos
-
5ESCÂNDALO CONTINUA
Declaração polêmica do Presidente do CSE sobre prestação de contas: “Leva para a Prefeitura”