Alagoas
Marx anuncia R$ 7,5 milhões para programa que doa alimentos a entidades assistenciais
Em um trabalho conjunto no Ministério do Desenvolvimento Social, o ministro alagoano Marx Beltrão e o senador Fernando Collor viabilizaram R$ 7,5 milhões para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) Doação Simultânea, que compra a produção de pequenos agricultores e destina a famílias em situação de insegurança alimentar no estado.
O anúncio foi feito em audiência nesta quarta-feira (29) com o ministro Osmar Terra, o secretário de Agricultura de Alagoas, Antônio Dias Santiago, e a ex-prefeita Célia Rocha.
O ministro explica que a iniciativa beneficia diretamente a agricultura familiar, que representa 90% da produção, além de colocar o alimento na mesa de milhares famílias carentes de Alagoas. “Esse é um programa de cunho social muito eficiente pois atende as duas pontas. O pequeno produtor que produz e as entidades que prestam assistência a famílias em situação de insegurança alimentar”, ressalta Beltrão.
O programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.
“A gente sabe a importância que tem a pequena propriedade rural na geração de emprego e renda. E esse programa tem entre seus objetivos melhorar a vida do homem do campo”, destaca o ministro Osmar Terra.
Parte dos alimentos é adquirida pelo governo diretamente dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades para a formação de estoques estratégicos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social.
Laranja lima, inhame, batata-doce, macaxeira, galinha caipira, ovos caipira, peixe tilápia, banana, abacaxi, graviola, goiaba, abóbora, bolo de macaxeira, bolo de puba, broa de milho, suco de laranja e limão estão na lista de produtos.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais
-
5NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos