Política
Pela 21ª vez, Renan é um dos parlamentares mais influentes do Congresso
O senador Renan Calheiros foi apontado pela 21ª vez como um dos 100 parlamentares mais influentes e prestigiados do Congresso Nacional. O levantamento foi feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), que divulgou no domingo (03), a lista dos “Cabeças-2017”.
Segundo o DIAP, Renan tem como característica de sua legislatura o perfil Debatedor, que são aqueles parlamentares ativos, atentos aos acontecimentos e principalmente com grande senso de oportunidade e capacidade de repercutir, seja no plenário ou na imprensa, os fatos políticos gerados dentro ou fora do Congresso.
“São, por essência, parlamentares extrovertidos, que procuram ocupar espaços e explorar os assuntos que possam ser notícia. Conhecedores das regras regimentais, que regem as sessões e o funcionamento das Casas do Congresso, exercem real influência nos debates e na definição da agenda prioritária. Com suas questões de ordem, de encaminhamento, discussão de matérias em votação, obstrução do processo deliberativo, dominam a cena e contribuem decisivamente na dinâmica do Congresso”, aponta a publicação.
Os “Cabeças”
Na definição do DIAP, os “Cabeças do Congresso Nacional” são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades que caracterizam um protagonista do processo legislativo. Entre elas, destacam-se a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. É o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.
A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a julho de 2017. O objetivo da série Os “Cabeças” do Congresso Nacional – produto de acompanhamento permanente e sistemático do DIAP desde 1986 – é fornecer ao movimento social e sindical uma radiografia dos principais interlocutores e definidores da agenda do Poder Legislativo.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2JUSTIÇA ELEITORAL
TRE-SE cassa mandatos do Partido Liberal por fraude na cota de gênero
-
3MANIFESTAÇÃO PÚBLICA
Sindicato dos Jornalistas de Alagoas repudia ataques contra a jornalista Géssika Costa
-
4JUSTIÇA
Concurso dos cartórios de Alagoas: resultado e nomeação dos tabeliães
-
5
O mapa-mundi