Geral
Xilogravuras de Luiz Natividade serão exibidas na programação dos 200 anos de Alagoas


Poeta, desenhista, pintor, xilogravador e escritor, Luiz Natividade é natural de Junqueiro, interior de Alagoas, mas foi na Bahia que teve reconhecimento do trabalho. Thiago Sampaio
Dono de uma das mais consistentes obras de xilogravura de Alagoas, o artista Luiz Natividade reúne mais de mil trabalhos recentes da arte ao longo dos seus 30 anos de dedicação à arte.
Parte deste acervo inspirado na cultura popular nordestina será exposto numa exposição incluída na programação dos 200 anos de Alagoas. Além da mostra, serão realizadas Oficinas para que a técnica seja repassada aos alagoanos simpatizantes da xilogravura. Os eventos serão realizados pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
“Para mim é uma grande honra voltar a Alagoas este ano e fazer parte da programação do bicentenário do Estado. Será também uma excelente oportunidade de mostrar meu trabalho que é inspirado na nossa cultura ao nosso povo”, disse.
Trajetória
Poeta, desenhista, pintor, xilogravador e escritor, Luiz Natividade é natural de Junqueiro, interior de Alagoas, mas foi na Bahia que se estabeleceu com sua família ainda criança. Lá também ficou conhecido e reconhecido por seu trabalho.
Formou-se em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Escola de Belas Artes, em 1993, e atualmente faz mestrado em Arte e Educação na UFBA. Já realizou mais de 50 exposições.
O artista é idealizador do projeto “Natividade de Xilogravura”, que levou a arte milenar a vários estados do Brasil, ministrando cursos, oficinas e palestras de xilogravuras. Tornou-se empreendedor individual em 2010 com literatura e cordel, trazendo a Mini Literatura de Cordel e o manual de xilogravura. Realiza oficinas de xilogravuras e exposições de poemas de cordel em diversos eventos culturais na Bahia e em outros estados.
Mais lidas
-
1MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
2OBITUÁRIO
Morre influenciadora Katiussia Rocha aos 30 anos em Penedo
-
3JUSTIÇA
Influencer conhecido como "Segurança do Amor" deixa prisão e nega envolvimento com facção
-
4SAFADEZA
Buracos, filas na UPA e morte por falta de regulação: enquanto isso, Festival de Inverno já anuncia “atração surpresa”
-
5OBITUÁRIO
Morre em Maceió o bancário aposentado Helenilson Ribeiro Monteiro