Geral
Oficinas de artesãos do Agreste recebe sinalização nas casas-ateliê
![Oficinas de artesãos do Agreste recebe sinalização nas casas-ateliê](http://img.dhost.cloud/vTJTvfKF36wTTyKPwhszcWdsWWQ=/840x520/smart/s3.tribunadosertao.com.br/uploads/imagens/a795d048fccb12f385156d2426cf7135_L1.jpg)
![Sinalização das oficinas permite que as pessoas encontrem onde está sendo produzido o genuíno artesanato alagoano. (Fotos: Kaio Fragoso)](http://s3.id5.com.br/tribunadosertao/uploads/2017/06/a795d048fccb12f385156d2426cf7135_L1.jpg)
Sinalização das oficinas permite que as pessoas encontrem onde está sendo produzido o genuíno artesanato alagoano. (Fotos: Kaio Fragoso)
Técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) finalizaram, nesta terça-feira (27), mais uma etapa de sinalização do projeto Alagoas Feita à Mão. Dessa vez, foram identificadas oficinas dos artesãos do Agreste do Estado, tornando o local marcado para o turista que passar pela região em busca da produção artesanal alagoana.
Ao todo, cinco placas de sinalização foram aplicadas. Entre os artesãos contemplados estão a mestra rendeira Maria de Clarice, de São Sebastião, reconhecida como Patrimônio Vivo de Alagoas; os mestres Zezinho, do município de Campo Alegre; Chico Cigano, de Batalha, e as oficinas dos mestres Raimundo e Antônio de Dedé, em Lagoa da Canoa.
Apesar do falecimento do mestre Antônio de Dedé, no último dia 16, sua casa permanece sendo celeiro de criatividade e talento em produção artesanal por meio de seus filhos, que deram continuidade ao trabalho artístico passado de geração em geração. O mestre artesão será homenageado no Espaço Janete Costa durante a 18ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), realizada entre os dias 6 e 16 de julho, em Olinda.
“A ideia do mapeamento e sinalização das oficinas dos artesãos é fazer com que as pessoas encontrem com mais facilidade onde está sendo produzido o genuíno artesanato alagoano. Qualquer profissional que seja considerado artesão, sendo mestre ou não, pode ter as placas de sinalização em suas oficinas”, explica a gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.
Além da entrega das placas de sinalização, a equipe de coordenação de Arranjos Produtivos Locais (APLs) da Sedetur realizou visitas técnicas em cooperativas e propriedades de agricultura familiar nos municípios de Arapiraca e Taquarana.
Mais lidas
-
1
Volkswagen reforça versatilidade e inovação do Virtus 2025
-
2BARRA DE SÃO MIGUEL
Filho de Arthur Lira é nomeado na Prefeitura de Alagoas e ato gera polêmica
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Reunião entre Júlio Cezar e vereadores pode provocar mudanças nas secretarias da gestão Luísa Duarte
-
4JORNALISMO
Zé Elias: o mestre da crônica política em Alagoas e a arte de tirar políticos do sério
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Ex-imperador busca diálogo com vereadores e indica possível acordo