Cidades

Ministro do Turismo se reúne com prefeitos de municípios afetados pelas chuvas

29/05/2017
Ministro do Turismo se reúne com prefeitos de municípios afetados pelas chuvas
Ministro Marx Beltrão se reúne com prefeitos de municípios afetados pelas chuvas

Ministro Marx Beltrão se reúne com prefeitos de municípios afetados pelas chuvas

Após a vinda do presidente Michel Temer ontem a Alagoas, para avaliar os danos causados pelas fortes chuvas, o ministro do Turismo Marx Beltrão, permaneceu na capital para acompanhar nesta segunda-feira (29) reunião com o governador Renan Filho, prefeitos das áreas atingidas e órgãos responsáveis para traçar planejamento de recomposição das áreas afetadas, assistência às vítimas e mutirão de limpeza. Marx irá encaminhar as demandas aos órgãos competentes do governo federal. O ministro alertou os gestores para preencherem o formulário de informações do desastre (FIDE).

“A partir desse formulário teremos o reconhecimento que possibilita aos municípios acesso às ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços. A situação é preocupante e vamos seguir com as ações emergências e de prevenção. O governador Renan Filho e prefeitos vão trabalhar para montar o plano de ação e recorrer ao governo federal para que sejam buscados recursos para reestruturar os municípios afetados e não mediremos esforços para angariar as demandas”, explicou Marx.

Na oportunidade o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) apresentou boletim atualizado desta segunda-feira do quadro de municípios afetados pelas fortes chuvas que ocorrem desde o último domingo (21) no estado. Ao todo, 22 cidades foram afetadas, 553 famílias desabrigadas, 1.778 desalojadas e 750 relocadas (Marechal Deodoro). Foram registrados até o momento quatro óbitos, de acordo com o boletim.

Registro

Em relatório da sala de alerta da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), informou que o volume de chuvas em Alagoas, foi maior do que o registrado em 2010, quando várias localidades foram devastadas. Devido também às fortes chuvas de Pernambuco, que fizeram subir muito o nível dos rios aqui no estado. “O ministro Marx vai levar os relatórios para que o presidente da República fique atualizado e se sensibilize enviando condições para que possamos reorganizar estes municípios”, reforçou Renan Filho.

A reunião extraordinária foi provocada pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e aconteceu no Palácio República dos Palmares. A AMA também está com ponto de arrecadação em sua sede, localizada na Avenida Dom Antônio Brandão, no bairro do Farol. Durante todo o final de semana a Instituição recebeu donativos e continua apelando a população para que doem principalmente roupas, alimento e água.