Cidades
Ministro do Turismo se reúne com prefeitos de municípios afetados pelas chuvas

Após a vinda do presidente Michel Temer ontem a Alagoas, para avaliar os danos causados pelas fortes chuvas, o ministro do Turismo Marx Beltrão, permaneceu na capital para acompanhar nesta segunda-feira (29) reunião com o governador Renan Filho, prefeitos das áreas atingidas e órgãos responsáveis para traçar planejamento de recomposição das áreas afetadas, assistência às vítimas e mutirão de limpeza. Marx irá encaminhar as demandas aos órgãos competentes do governo federal. O ministro alertou os gestores para preencherem o formulário de informações do desastre (FIDE).
“A partir desse formulário teremos o reconhecimento que possibilita aos municípios acesso às ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços. A situação é preocupante e vamos seguir com as ações emergências e de prevenção. O governador Renan Filho e prefeitos vão trabalhar para montar o plano de ação e recorrer ao governo federal para que sejam buscados recursos para reestruturar os municípios afetados e não mediremos esforços para angariar as demandas”, explicou Marx.
Na oportunidade o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) apresentou boletim atualizado desta segunda-feira do quadro de municípios afetados pelas fortes chuvas que ocorrem desde o último domingo (21) no estado. Ao todo, 22 cidades foram afetadas, 553 famílias desabrigadas, 1.778 desalojadas e 750 relocadas (Marechal Deodoro). Foram registrados até o momento quatro óbitos, de acordo com o boletim.
Registro
Em relatório da sala de alerta da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), informou que o volume de chuvas em Alagoas, foi maior do que o registrado em 2010, quando várias localidades foram devastadas. Devido também às fortes chuvas de Pernambuco, que fizeram subir muito o nível dos rios aqui no estado. “O ministro Marx vai levar os relatórios para que o presidente da República fique atualizado e se sensibilize enviando condições para que possamos reorganizar estes municípios”, reforçou Renan Filho.
A reunião extraordinária foi provocada pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e aconteceu no Palácio República dos Palmares. A AMA também está com ponto de arrecadação em sua sede, localizada na Avenida Dom Antônio Brandão, no bairro do Farol. Durante todo o final de semana a Instituição recebeu donativos e continua apelando a população para que doem principalmente roupas, alimento e água.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2COFRE SEM TRANCA
Prefeitura de Palmeira dos Índios autoriza gasto de R$ 600 mil para apresentação de um único cantor no Festival de Inverno
-
3ATAQUES
Houthis dizem que bombardearão o porto de Haifa, em Israel, para impedir a entrada de navios
-
4ROUBO
Loja da Tim é arrombada no centro de Palmeira dos Índios nesta terça-feira
-
5FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC