Geral
Alagoas lidera comissão para estimular disponibilização de Dados Abertos no País
![Alagoas lidera comissão para estimular disponibilização de Dados Abertos no País](http://img.dhost.cloud/H431jMb1YtVA0uYOva4Vmua3yDA=/840x520/smart/s3.tribunadosertao.com.br/uploads/imagens/186261b5ced159e3c309c481f8f907db_L.jpg)
![Superintendente da Seplag, Thiago Ávila, é um dos coordenadores do grupo que tem como finalidade influenciar outras unidades federativas no avanço da transparência. Minne Santos](http://www.tribunadosertao.com.br/wp-content/uploads/2017/04/186261b5ced159e3c309c481f8f907db_L.jpg)
Superintendente da Seplag, Thiago Ávila, é um dos coordenadores do grupo que tem como finalidade influenciar outras unidades federativas no avanço da transparência. Minne Santos
Referência nacional quando o assunto é Dados Abertos na administração pública, o Estado de Alagoas, por meio da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), agora lidera uma comissão para discutir a disponibilização de Dados Abertos em todo o País. A atribuição, que foi dada durante o V Fórum de Dirigentes e Presidentes da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes), é decorrente do reconhecimento pelo trabalho que a Secretaria vem realizando com o Portal Alagoas em Dados e Informações.
De acordo com o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag, Thiago Ávila, o intuito do grupo é influenciar outras unidades federativas no avanço da transparência e no trabalho pelo desenvolvimento de governos mais abertos.
“O Portal Alagoas em Dados e Informações é referência para as instituições filiadas à Anipes e nós recebemos o convite de liderar essa comissão com muito orgulho e prontos para compartilhar toda a experiência que adquirimos”, afirma o superintendente.
Segundo ele, a iniciativa faz parte de um compromisso assumido pelo Brasil junto ao programa Parceria para Governo Aberto, uma aliança internacional que estimula práticas governamentais ligadas à transparência dos governos, ao acesso à informação pública e à participação social.
“A ideia é criar um plano de trabalho para que possamos promover um alinhamento conceitual sobre os dados abertos e falar sobre a importância deles tanto na implementação das políticas públicas, como na atuação das instituições de planejamento, pesquisa e estatística. O intuito é estimular que essas instituições liderem, a nível estadual, o desenvolvimento de portais de dados abertos”, explica Ávila.
A expectativa é que, a partir de maio deste ano, a comissão inicie os trabalhos com as instituições por meio de videoconferências.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Moradores do Conjunto Brivaldo Medeiros protestam contra despejo e exigem respeito à promessa de realocação; 240 famílias ameaçadas de perder as casas
-
2IMPERADOR MANOBRA “BOBOS DA CORTE”
Prefeita Luísa Duarte passa por cima da Câmara e “cria” duas secretarias na canetada para manter sobrinho no poder
-
3O ESTADO DE PALMEIRA
Quando Segurança Pública vira brincadeira: o novo nome confuso da secretaria em Palmeira dos Índios. E a Câmara vai ficar também “pianinho” esperando as benesses? Até quando?
-
4MACEIÓ
Campeonato alagoano movimenta cardume de nadadores neste domingo
-
5SERVIDORES DENUNCIAM
Gestão municipal de Palmeira dos Índios ignora pagamento do bônus de desempenho educacional de 2024