Política

Presidente nacional do PMDB Afro defende em Maceió mais ação da militância negra

06/02/2017
Presidente nacional do PMDB Afro defende em Maceió mais ação da militância negra
Vanderlei Lourenço (centro) diz que partido tem obrigação de apresentar candidaturas em todos os níveis

Vanderlei Lourenço (centro) diz que partido tem obrigação de apresentar candidaturas em todos os níveis

O presidente nacional do PMDB Afro-Brasileiro, Vanderlei Lourenço, defendeu, em Maceió, um esforço de todo o movimento negro peemedebista para ocupar espaços na política em prol da promoção da igualdade racial.

Mineiro, dirigente da Fundação Cultural Palmares, Vanderlei Lourenço aproveita suas atividades na Fundação Palmares para defender, onde for possível levantar a voz, as propostas do PMDB para reduzir a violência contra negros e pardos, liberdade para as religiões de matriz africana e direitos sociais para homens, mulheres e jovens afro-brasileiros.

Ao lado da presidente do PMDB Afro em Alagoas, Fernanda Monteiro, Vanderlei Lourenço reuniu, na tarde desta segunda-feira (6), lideranças populares do partido para expor linhas de atuação do núcleo. Sugeriu, por exemplo, a formação intensiva de representações do PMDB Afro nos municípios do interior e comunidades da capital.

“Assim como o PMDB Mulher e o PMDB Jovem, o PMDB Afro-Brasileiro tem, em potencial, um amplo campo de atuação que ainda não foi suficientemente mobilizado”, explicou. “Precisamos nos inserir nas comunidades, nas periferias, trazer os jovens para a luta política, mostrar a eles que este é o caminho para eles defenderem seus direitos e dos seus semelhantes”.

Vanderlei Lourenço também sugeriu que o PMDB Afro em Alagoas e nos outros estados atuem junto à Assembleia Legislativa e às câmaras municipais da capital e do interior para verificar quais são as propostas de interesse da população negra que estão em tramitação. “Mobilizar em defesa das boas propostas e protestar contra aquelas que retiram direitos dos negros”, afirmou.

Ele observou que, dentro da estrutura partidária do PMDB, a Fundação Ulysses Guimarães, núcleo de estudos e capacitação política do partido, “é um espaço importante para fazer o debate, atrair militantes da causa afro-brasileira e conquistar avanços na atuação do partido em defesa da igualdade racial”.

Defendeu, ainda, que o partido “tem a obrigação de apresentar boas candidaturas de militantes negros, homens e mulheres, em todas as instâncias eleitorais. É assim que o PMDB vai reforçar sua capilaridade e reafirmar sua tradição de maior partido do Brasil”, concluiu.