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Políticas Públicas

26/11/2016
Políticas Públicas

Doutor João Rodrigues Sampaio Filho, reitor do Centro Universitário Cesmac, criou a Editora/ CESMAC com a finalidade de editar livros de Professores Especialistas/ Mestres / Doutores que integram o quadro de docentes da maior universidade privada de Alagoas. E, por conseguinte, parabenizo a direção-geral da Instituição que tenho a honra de lecionar as disciplinas Economia e Administração Veterinária / Análise Econômica, bem como Comércio Exterior na Faculdade Cesmac do Sertão encravada na bucólica Palmeira dos Índios.

Diga-se, de passagem, a excelente iniciativa foi bem recebida nos meios acadêmicos, e, consequentemente, nasceu com o propósito de servir àqueles que se dedicam a difundir o pensamento científico junto à sociedade alagoana. O inolvidável Padre Teófanes Araújo de Barros, IN MEMORIAM, plantou a semente da sabedoria no solo fértil da juventude caeté. Deixou marcas indeléveis que a poeira do tempo não conseguirá apagar.

Dentre as primeiras obras editadas, destaco Políticas Públicas de Educação Inclusiva: uma contribuição para sua compreensão à luz da legislação brasileira, de autoria do mestre Afrânio Roberto Pereira de Queiroz, Professor Titular da disciplina Prática Penal da Faculdade de Direito Cesmac, ex-coordenador do curso em epígrafe, procurador de justiça emérito, membro do Colégio de Procuradores, sócio efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (AAI. Inclusive, exerce as funções de Ouvidor-Geral no Colegiado em apreço.

Dir-se-ia que se trata da Dissertação apresentada como exigência parcial para obtenção do título de Mestre em Educação, junto à Universidade Cidade de São Paulo – UNICID sob a orientação da Professora Dra. Edileine Vieira Machado. E, por essas razões, tem cunho cientifico voltado à Educação Inclusiva.

“ A Educação Inclusiva tem sua origem nos Estados Unidos através da Lei Pública 94.142, de 1975, que propõe em todo país o estabelecimento de programas e projetos direcionados à Educação Inclusiva. Entende-se por Educação Inclusiva o processo de inclusão das pessoas com necessidades especiais ou com deficiência de aprendizagem em todos os graus de ensino”.

Nesse sentido, “ O Centro Universitário Cesmac tem uma visão mais ampla, de forma que, em seu curso de formação de professores, são oferecidas as disciplinas Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar, com 80 horas/ aula e Língua Brasileira de Sinais ( LIBRAS), com 60 horas/ aula, segundo Proposta Curricular do Curso de Formação de Professor do Cesmac”.

Na Introdução do trabalho científico, vê-se a versão preliminar do pensamento do autor. “ Esta pesquisa trata do tema Políticas Públicas de Educação Inclusiva: uma contribuição para sua compreensão à luz da legislação brasileira”. E, sendo assim, dá-se a ênfase da pesquisa indicando o problema da questão estudada.

De acordo com o Professor Afrânio Roberto, “ Foi a partir dessa situação vivenciada no Campus de Arapiraca – AL, que surgiu o problema dessa pesquisa: quais os direitos assegurados aos universitários com deficiência pela legislação brasileira ? Assim com as perguntas que se buscaram responder com a pesquisa: Quais as implicações da legislação referente à inclusão da pessoa com deficiência visual no âmbito pedagógico? A diversidade de significados referentes a um único conceito pode dificultar a interpretação de uma lei?”

Por outro lado, observa-se os Procedimentos Metodológicos. “ A pesquisa de natureza qualitativa adotou como procedimentos a pesquisa documental e bibliográfica. Essa pesquisa tem relevância pessoal por responder a uma pergunta informal sobre os direitos assegurados à pessoa cega e poder contribuir para a efetivação da política pública de inclusão na instituição de ensino superior em que trabalho.

Apresenta relevância acadêmica por poder contribuir com a área da Educação, apresentando estudo sobre o direito do universitário com cegueira a partir das leis ordinárias e suas implicações pedagógicas para a constituição de um Centro Universitário Inclusivo”.

Com seu pensamento voltado à Educação Inclusiva, o autor chegou à conclusão definindo as linhas mestras de sua Dissertação. “ A educação inclusiva obteve seus avanços em razão das discussões internacionais.

Não se pode mais enxergar as pessoa com deficiência como se fosse inútil à sociedade”. Felicito-o pelo tema escolhido, e, ao mesmo tempo, pela primeira leva dos livros editados pela Editora CESMAC. A semente da ideia germinou. Nasceu um projeto arrojado em prol da coletividade alagoana. Sinto-me honrado privar da amizade fidalga do colega Afrânio Queiroz. Faço votos que brotem outras obras com a mesma densidade científica. Organização: Francis Lawrence.