Alagoas
Viadutos de Maceió recebem fotos em homenagem à consciência negra
Um grupo de fotógrafos faz uma homenagem à consciência negra através de uma intervenção urbana. Desde Domingo (13) quem passa pelos viadutos Washington Luiz e João Lyra, em Maceió, pode conferir uma galeria a céu aberto com imagens de 11 artistas.
As fotos expostas foram coladas usando a técnica lambe-lambe — que utiliza cartazes de imagens impressas. Ao todos são 50 imagens distribuídas nos dois viadutos.
Elas fazem parte do projeto projeto, “Negros – Uma Intervenção pela Liberdade”, idealizado pelos fotógrafos. A colagem foi autorizada pelos órgãos municipais.
A ideia, além de sugerir uma reflexão quanto ao tema da negritude e ocupar espaços públicos com imagens, busca incorporar a linguagem da fotografia à cena da cidade buscando concretizar a conquista de uma galeria a céu aberto.
A ação, coordenada pelos fotógrafos Jorge Vieira e Thiago Sobral, contou com o apoio da Associação de Artistas Visuais de Alagoas e da Fundação Municipal de Ação Cultural. Ela mostra fotos de uma manifestação cultural de Sergipe, que fala da luta dos negros para se libertarem da escravidão.
“Todas as fotos tem alguma referência a negritude. Esse trabalho tem duas vertentes importantes. Uma é a ocupação de espaço publico pela arte visual e a outra é trazer um tema para reflexão”, falou Vieira.
Onze fotógrafos participam de intervenção urbana em Maceió (Foto: Arthur Celso/Arquivo Pessoal)
Mais lidas
-
1MERCADO IMOBILIÁRIO
Com o metro quadrado mais caro do Nordeste, Maceió será palco de imersão para arremate de imóveis
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Julio Cesar não terá apoio de 80% dos vereadores em sua candidatura a deputado estadual; restante dos edis tende também a votar contra
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Orçamento milionário para gerenciar a futura Câmara de vereadores está para ser aprovado; mais de R$ 9 milhões em 2025
-
4COMUNICAÇÃO
Cláudio André será premiado como um dos melhores radialistas de 2024 no Oscar do rádio alagoano
-
5CRIME
Feirante é assassinada em hotel de Palmeira e policial militar é apontado como suspeito