Política

Legislativo de Arapiraca vai continuar com bancada de quatro mulheres

14/10/2016
Legislativo de Arapiraca vai continuar com bancada de quatro mulheres
Reprodução

Reprodução

Deputado estadual Severino Pessoa vai manter seu espaço na Câmara Municipal com a possibilidade de Aurélia Fernandes ocupar uma das secretarias municipais

A Câmara Municipal de Arapiraca vai continuar a partir de 2017, com uma bancada de quatro mulheres do total de 17 vereadores. O prefeito eleito, Rogério Teófilo (PSDB) estaria articulando com o deputado estadual Severino pessoa (PSC) responsável por sua vitória na eleição de 02 de outubro, a indicação da vereadora reeleita, Aurélia Fernandes (PSB) para uma das secretarias municipais que seria a pasta de Ação Social. Nessa articulação, abre vaga para a primeira suplente de vereadora, Dra. Sinielza Pessoa (PSD) irmã de Severino Pessoa, que ficou na primeira suplência com 1.893 votos.

Nessa articulação, Pessoa que teve papel fundamental na eleição vitoriosa de Teófilo vai manter seu espaço na Câmara Municipal que vai ocupar o espaço da sua esposa. Fabiana Pessoa, no Legislativo de Arapiraca. A eleição 2016 em Arapiraca em nível majoritário e proporcional foi surpreendente, vereadores experientes que formaram o “chapão” comandado pelo deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB) considerado favorito nas pesquisas foi derrotado, por uma pequena margem de 259 votos.

Passada a eleição conhecidos os resultados contabilizam os acidentes de percurso de campanha. Mesmo com o apoio da máquina municipal e estadual os vereadores situacionistas alguns deles, fizeram campanha isolados. Cada um buscando seus próprios interesses já que não teriam conseguido oxigênio financeiro do candidato majoritário. Uma vereadora reeleita chegou a fazer uma carreta dias antes da eleição sem a presença do candidato majoritário. Outra pediu votos apenas para ela avisando aos eleitores que ficassem a vontade na escolha para prefeito.
“chapão” teve quatro vereadores derrotados.

Quatro vereadores que estiveram ao lado de Ricardo Nezinho perderam a eleição uma das surpresas foi o atual presidente da Mesa Diretora, Márcio Marques (PSL) que mesmo conseguindo uma votação expressiva de 2.216 votos não consegui se reeleger, Márcio teve desempenho positivo nos quatro anos no Legislativo fez uma campanha limpa propositiva, no entanto, a entrada da disputa do seu familiar, o ex-vereador Jairo Barros, que foi eleito pode ter prejudicado a reeleição de Márcio Marques.

Os demais integrantes do “chapão” que não conseguiram a reeleição foram Josival Pereira o (Dorge do Queijo) (PRTB) Ronald Rios (PDT) e Josias Albuquerque (PSL).
Já o vereador Fábio Chaves (Dr, Fábio) (PR) contou com o apoio do ministro Maurício Quintela que liberou recursos para escavação de poços artesianos em várias comunidades rurais de Arapiraca castigadas pela seca e a falta de água. Dr. Fábio administrou essas ações e consegui se reeleger com uma votação bem maior que a da eleição anterior há quatro anos.

Fábio Chaves obteve dois mil e 422 votos, saindo desse pleito com uma votação superior que teve no primeiro mandato: 1.800. A Oposição além de reeleger Dr. Fabio, reconduziu a vereadora Aurélia Fernandes dissidente do PMDB para o PSB e o novato Melquisedec Oliveira que obteve votação expressiva na eleição passada e foi prejudicado no coeficiente eleitoral. Melk é policial civil, formado em Direito e tem tradição política, é sobrinho do ex-prefeito o saudoso João do Nascimento.

Para o ministro Mauricio Quintella a reeleição do Dr. Fabio foi muito importante para o PR em Arapiraca que plantou assim uma boa semente. “Ele teve assim o respaldo do povo de Arapiraca, devido o seu bom desempenho como vereador atuante e da oposição” completou. O ministro Quintella disse que a tendência do PR agora é crescer mais ainda em Arapiraca, onde Dr. Fabio com a presidência do partido irá fortalecer ainda mais e começar a trabalhar para conquistar novos valores da renovação política de Arapiraca.