Geral

Por que devemos lavar os lençóis com mais frequência

02/09/2016
Por que devemos lavar os lençóis com mais frequência
Não lavar os lençóis regularmente pode ter consequências terríveis para a sua saúde [Foto: jaymantri.com via Pexels]

Não lavar os lençóis regularmente pode ter consequências terríveis para a sua saúde [Foto: jaymantri.com via Pexels]

Todos nós gostaríamos de lavar os nossos lençóis com uma regularidade maior, mas sabemos que com um trabalho exigente, uma vida social e uma conta no Netflix, pode ser difícil dedicar-se a esta tarefa.
Aparentemente não estamos sozinhos nesta situação. De acordo com uma nova pesquisa realizada pela empresa YouGov, do Reino Unido, mais de um terço das pessoas espera 14 dias para lavar os lençóis, e 10% de nós só faz isso a cada quatro semanas.

Além do incômodo de não dormir em lençóis limpos e frescos, há uma consequência muito mais assustadora decorrente deste atraso na lavagem, já que não higienizar as roupas de cama com a frequência recomendada pode causar efeitos prejudiciais para a nossa saúde.

A especialista em lavanderia Mary Marlowe Leverette revelou ao ATTN que quando você não lava os seus lençóis, diversas coisas desagradáveis começam a se acumular na sua cama. Estamos falando de suor, sujeira do dia, óleos corporais, saliva, fluidos sexuais e até urina e material fecal. Terrível, não?
E o problema é ainda maior. De acordo com Mary, se a pessoa que dorme nos lençóis não lavados possui um arranhão, corte ou ferida, todas as substâncias acumuladas podem acabar causando uma infecção.

“O pé de atleta e outros fungos podem ser transmitidos a partir dos tecidos,” explica Mary. “Não lavar os lençóis e fronhas com frequência permite que os fluidos se infiltrem nos colchões e travesseiros, e limpá-los exigirá muito mais do que simplesmente jogar a roupa de cama na lavadora.”

Além disso, as células mortas da pele que você elimina durante o sono também podem atrair ácaros causadores de problemas respiratórios, especialmente para alguém que sofra de asma. Quanto mais desleixados formos, mais difícil será voltar para o caminho da limpeza, já que quanto mais tempo você espera até lavar os lençóis, mais difícil será remover as células mortas, ácaros e outros fluidos, pois eles penetram mais profundamente na cama.

Se tudo isso foi suficiente para convencê-lo a fazer uma lavagem agora, Mason Jones, especialista em limpeza da Handy, tem alguns conselhos importantes.

“Idealmente você deveria lavar a roupa de cama uma vez por semana,” explica Mason. “Ao lavar os lençóis, vire-os do avesso, já que isso ajudará a manter a cor por mais tempo. Se possível, tente secá-los ao sol para acabar com as bactérias, mas se esta não for uma opção, você pode passá-los com um ferro quente após a secagem, obtendo o mesmo efeito. As fronhas precisam de uma atenção especial, já que acumulam cabelo e produtos de beleza. Elas devem ser lavadas uma vez por semana, ou até duas vezes se você tem a pele oleosa e suscetível à acne.”
Lembre-se de que os lençóis e as fronhas não são os únicos que requerem uma boa limpeza: travesseiros, edredons e colchões também devem ser levados em consideração.

“Travesseiros, edredons e cobertores também precisam ser limpos regularmente, pelo menos algumas vezes por ano,” diz Mason. “Antes de lavar seus travesseiros, lembre-se de ler as instruções: a maioria dos travesseiros sintéticos ou feitos de plumas pode ser colocada na lavadora em um ciclo suave, mas travesseiros de espuma devem ser higienizados de forma diferente, conforme indicado na etiqueta. No que diz respeito aos edredons de pena de ganso, sempre cheque as instruções e, se houver alguma mancha, tente mover as penas e cuidar da mancha separadamente antes de lavá-lo por completo na máquina. Se você acha que o edredom não vai caber na lavadora, dobre-o ao meio e mova-o dentro de máquina – se ele se mover com facilidade, você tem espaço suficiente.”

Já o colchão deve ser limpo duas vezes por ano, pois abriga células mortas e poeira que podem prejudicar o ciclo de sono. “Passe o aspirador usando um acessório para estofados, deite-o com a parte de trás para baixo e aplique bicarbonato de sódio para remover possíveis odores,” diz Mason. “Deixe o bicarbonato agindo por cerca de duas horas e depois aspire novamente para obter o melhor resultado possível.”

Tudo isso requer um certo esforço, mas certamente vale a pena assistir um pouco menos de Netflix para manter todos estes elementos nojentos e prejudiciais longe da cama.