Política
Pardal: aplicativo registra mais de 50 denúncias eleitorais em uma semana
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) disponibilizou o aplicativo para smartphones Pardal há apenas uma semana e a ferramenta que registra denúncias de crimes eleitorais já conta com mais de 50 ocorrências. O aplicativo pode ser obtido gratuitamente e está sendo utilizado na maioria dos Estados brasileiros como ferramenta efetiva no combate aos ilícitos nesta eleição.
Maceió lidera as denúncias por município, com dez irregularidades registradas, seguida por Igreja Nova (nove), Feliz Deserto (quatro) e Major Isidoro (quatro). O Pardal pode ser baixado gratuitamente na loja virtual para smartphones do sistema Android e IOS, e com o aplicativo o cidadão pode registrar a irregularidade através de fotografia do próprio smartphone.
No site do TRE/AL (www.tre-al.jus.br), através do link Denúncia Online, o cidadão também pode efetivar sua denúncia. De junho até esta terça-feira (30), a Ouvidoria, setor responsável pelo recebimento dos casos denunciados no site, registrou 27 ocorrências.
As denúncias podem ser feitas anonimamente ou não e serão diretamente efetivadas aos juízes eleitorais de Alagoas, responsáveis pelas diligências e apurações. Uma cópia também será encaminhada ao Ministério Público Federal para que o órgão auxilie na apuração dos fatos. Caso hajam denúncias falsas, os magistrados adotarão as providências legais apropriadas junto aos órgãos da polícia judiciária e do Ministério Público.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
3DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios
-
4FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
5FISCALIZAÇÃO OU CHANTAGEM POLÍTICA?
Vereadores mudam postura e pedem investigação sobre o IGPS em sessão extraordinária da Câmara de Palmeira dos Índios