Geral
Centro de Telepresença realiza milésima audiência em Alagoas
Uma marca significativa foi alcançada graças à sólida parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), e o Tribunal de Justiça de Alagoas. Na quarta-feira (24) foi realizada a milésima audiência de custódia por telepresença. Há um ano funcionando, a iniciativa já contemplou mais de mil reeducandos, gerando celeridade nos processos criminais.
Atualmente, 90% das Varas e Comarcas de Alagoas estão conectadas com as seis salas do Centro de Telepresença, sendo quatro delas instaladas no sistema prisional, localizado em Maceió, e duas no Presídio do Agreste, no município de Girau do Ponciano. Para efetivar as ações, agentes penitenciários monitoram o sistema e fazem a escolta dos custodiados até a Central.
Segundo o assessor técnico do Centro de Telepresença, José Gilton Messias, o sistema trouxe benefícios para toda a sociedade. “O projeto gera economia, segurança e agilidade no deslocamento dos custodiados até os locais das audiências. O Centro possui equipamentos com alta qualidade de som e imagem que possibilitam a realização dos trabalhos nos presídios”.
Para o diretor de tecnologia da informação do Tribunal de Justiça, José Batista, o projeto trouxe celeridade aos processos criminais. “O benefício da telepresença pode ser visto no dia a dia das Varas Criminais das Comarcas. Antes da implantação existiam Varas Criminais que não conseguiam realizar uma audiência a mais de seis meses. Tudo mudou depois deste projeto”, concluiu.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia Jesimiel Pinheiro como secretário adjunto de infraestrutura
-
4USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
5DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios