Geral

Meninas da Seleção já brilharam na Copa do Brasil

24/08/2016
Meninas da Seleção já brilharam na Copa do Brasil
ANDRESSA ALVES BRILHOU NO CENÁRIO NACIONAL PELA COPA DO BRASIL. ( Créditos: Mowa Press)

ANDRESSA ALVES BRILHOU NO CENÁRIO NACIONAL PELA COPA DO BRASIL.
( Créditos: Mowa Press)

Nesta quarta-feira (24), a Copa do Brasil de Futebol Feminino começa e muitas meninas tentarão repetir o caminho de algumas das 18 atletas que disputaram as Olimpíadas pela Seleção Brasileira. No último ciclo olímpico, várias das atletas que participaram da campanha nos Jogos Rio 2016 atuaram diante dos olhos do torcedor brasileiro. Uma das mais importantes competições do futebol brasileiro, a Copa do Brasil de Futebol Feminino chega a sua 10ª edição e já contou com craques que, hoje, brilham com a Amarelinha. 

Um dos times mais marcantes da história da Copa do Brasil foi o Santos, bicampeão do torneio em 2008 e 2009. No segundo título, as Sereias da Vila contaram com um ataque estrelado, com Marta, Cristiane e Maurine, além da versátil Érika. Essa foi a única participação da Rainha no torneio – foi artilheira com 18 gols -, mas outras jogadoras da Seleção já atuaram em mais de uma edição.

A própria Cristiane, por exemplo, defendeu o Corinthians no ano anterior, quando foi companheira de Juliana Cabral e da lateral Fabiana. Érika reeditou a parceria com Maurine no Adeco em 2012 e 2013, quando elas tiveram a companhia de Debinha e Andressa Alves, atacantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016. O time do Foz Cataratas campeão em 2011 tinha três jogadoras olímpicas do Brasil: Andressa Alves, Bruna Benites e Bárbara. Além delas, a meia Renata Costa, medalhista de prata com a Seleção, e a lateral Rilany formavam o forte esquadrão paranaense.

A goleira Bárbara, que se consagrou nas cobranças de pênalti contra a Austrália nas Olimpíadas, ainda honrou a camisa do Sport Recife na Copa do Brasil de 2013. Mas se é para falar de uma jogadora consagrada, não dá para não lembrar de Formiga. A meia, que participou de sua sexta Olimpíada no Rio, foi bicampeã com o São José em 2012 e 2013. Nas duas campanhas, Formiga teve a companhia da lateral Poliana.

Uma das principais artilheiras da edição de 2014, com sete gols, a atacante Raquel conduziu a Ferroviária ao seu primeiro título da Copa do Brasil de Futebol Feminino. A goleira Luciana, suplente da Seleção Brasileira nas Olimpíadas, protegeu a meta das Guerreiras Grenás. Outra suplente olímpica que passou pela Ferroviária foi a lateral Camilinha, que defendeu a Ferrinha em 2015. Antes disso, porém, ela surgiu como uma jovem promessa no Kinderman, de Santa Catarina. O time, que venceu a última edição da Copa do Brasil, mostrou ao país o talento da meia Andressinha, que vestiu a camisa do clube entre 2012 e 2013.

Quem viu as últimas edições pôde acompanhar, de perto, algumas das principais jogadoras da Seleção Feminina. É hora de ficar ligado na competição, que começa nesta quarta, para ficar por dentro das futuras estrelas da Seleção atuando em solo brasileiro.