Cidades

Estado busca despertar empreendedorismo em estudantes do Ifal

24/08/2016
Estado busca despertar empreendedorismo em estudantes do Ifal
Iniciativa pretende fomentar ideias que gerem negócios.Fotos: Jonathan Lins

Iniciativa pretende fomentar ideias que gerem negócios.Fotos: Jonathan Lins

Aproximadamente 50 estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) conheceram, nesta terça-feira (23), um pouco mais sobre o cenário empreendedor de Alagoas. Com o objetivo de promover e fortalecer o empreendedorismo nos jovens alagoanos, o projeto ‘Em Ação 2016’ teve mais um encontro voltado a estudantes do ensino médio e superior, destacando o tema ‘Empreenda seus Sonhos’.

Na edição de 2015, o projeto impactou mais de 900 jovens. Porém, desta vez o encontro, que foi idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Ifal, aconteceu no auditório de informática do instituto.

A palestra ministrada pelo consultor nas áreas de marketing, empreendedorismo e inovação, Victor Ferreira, expôs noções técnicas de Planejamento, Oportunidades de Mercado e Liderança.

Para a aluna do curso de Pós-Graduação em Química Tecnológica do Ifal, Mayara Pereira, o projeto proporciona um maior direcionamento sobre a criação de planos de negócio, além de estimular possíveis investimentos.

 “O momento do ‘Em Ação’ é importante para mostrar que nós, mesmo jovens, somos capazes de criar e concretizar nossos projetos. Pretendemos desenvolver uma plataforma web chamada ‘Recomenda Baby’, que é, na verdade, um espaço para sugestões de serviços direcionados para crianças e que reúnam profissionais de diversas áreas, que possam ser recomendados pelas mães, com responsabilidade e confiança”, explica Mayara Pereira.

Nesse primeiro encontro, chamado de ‘sensibilização’, foi entregue um questionário para que os estudantes exponham suas ideias de possíveis negócios. As ideias selecionadas passarão para a segunda etapa do projeto, realizada no dia 14 de setembro, em Arapiraca, onde serão trabalhadas ferramentas de gestão e capacitações.