Variedades
Mais de 50% dos dependentes químicos iniciam uso de entorpecentes por meio de drogas lícitas


Levantamento foi feito pela Rede Acolhe com as 866 pessoas que estão acolhidas nas 37 comunidades acolhedoras de dependentes químicos credenciadas pelo Governo de Alagoas. Paulo Rios
Dados da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) revelam que 51% dos dependentes químicos acolhidos pela Rede Acolhe iniciaram o uso de entorpecentes por meio de drogas lícitas como o cigarro e álcool.
A maconha aparece como o segundo tipo de droga usada pelos acolhidos, com 31%, seguida do loló, com 10%, e da cola, com 3%. Surgem ainda na lista o crack, medicamentos, tiner e a cocaína com percentual abaixo de 2%.
O levantamento foi feito pela Rede Acolhe com as 866 pessoas que estão acolhidas nas 37 comunidades acolhedoras de dependentes químicos credenciadas pelo Governo de Alagoas. Deste total, 723 são adultos do sexo masculino, 58 são adolescentes do sexo masculino, 41 são adultas do sexo feminino e 44 são adolescentes do sexo feminino.
O relatório revela também que a família foi o principal motivo que levou o acolhido a procurar ajuda para sair das drogas, 26%, seguida da força de vontade, 21%, e do “fundo do poço”, 14%.
Segundo a gerente de Recuperação e Acolhimento da Seprev, Meire da Silva, a influência dos amigos é o motivo principal que levou o dependente a usar drogas pela primeira vez. “Um número significante de 44% dos acolhidos experimentaram algum tipo de droga por influência dos amigos. Esses dados nos ajudam a entender melhor o perfil do acolhido. Com isso, poderemos trabalhar de forma mais efetiva e direta no acolhimento”, explica Meire da Silva.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
VEJA VÍDEO: Depoimento de candidata investigada revela contradições em caso de fraude à cota de gênero
-
2A POLÍTICA COMO ELA É
Dose dupla na Prefeitura: irmãs de ex-vereador Val Basílio são nomeadas para cargos no primeiro escalão em Palmeira dos Índios
-
3PRONUNCIAMENTO
Renan Calheiros cobra que venda da Braskem assegure indenizações ao Estado e às vítimas da tragédia em Maceió
-
4NOVA SECRETÁRIA
Marília Albuquerque é nomeada secretária da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas
-
5MUNDO
Prima de príncipes William e Harry, Rosie Roche é encontrada morta aos 20 anos em casa na Inglaterra