Geral
Educação promove seminário para debater desafios da inclusão


Coral Cyro Accioly, formado por alunos da escola para deficientes visuais, encantou e emocionou o público. José Demétrio
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início nesta terça-feira (23) o seminário da XX Semana da Pessoa com Deficiência, no auditório do Centro de Formação (Cenfor) Ib Gatto Falcão, localizado no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió.
Com o tema “#INCLUSÃO: Somos todos folhas de uma mesma árvore”, o evento, que contou com a apresentação artística do Coral Cyro Accioly na abertura, trouxe ainda palestras e proporcionou debates e trocas de experiências entre diversos municípios de Alagoas sobre a temática.
A secretária executiva da Educação, Laura Souza, destacou a importância do trabalho promovido pelos profissionais da educação especial no Estado. “Durante a semana da inclusão, nós estamos promovendo uma série de eventos para preparar melhor as nossas equipes e fornecer um atendimento especializado de qualidade para os alunos”, explicou.
Coral
Com músicas como o Hino de Alagoas, “É preciso Saber Viver”, “Trem das Sete”, e “Amor para Recomeçar”, o Coral Cyro Accioly, formado por alunos da escola para deficientes visuais, encantou e emocionou o público, arrancando uma salva de palmas ao fim da apresentação de cada canção.
Benedito Elias da Silva, de 57 anos, contou que participa do conjunto musical há três anos. Ele diz que a música desperta o sentimento nas pessoas. “Há nove anos eu fiquei totalmente cego, devido a um problema genético. Gosto muito de cantar no coral, pois a música desperta diversas sensações boas, por isso estou muito realizado”, afirmou.
Programação
A caminhada pela inclusão dos deficientes, pela XX Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, será realizada no dia 28 de agosto, na orla da Ponta Verde. O evento, que seria realizado no dia 21, mudou de data devido a um evento internacional de triátlon.
Na programação desta Semana constam ainda: comemoração dos 10 anos do Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez (CAS), no dia 25; um seminário sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) para profissionais da educação e pais de alunos com deficiência em Rio Largo no dia 26; aniversário de 40 anos do Centro Cyro Accioly no dia 29 e o cinema da inclusão nos dias 30 e 31.
Mais lidas
-
1MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Indígenas da Aldeia Fazenda Canto protestam contra prefeita Luísa Duarte e ocupam Prefeitura de Palmeira dos Índios
-
3NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
4POLÍCIA
Atropelamento durante festa familiar termina em morte na zona rural de Coqueiro Seco
-
5EDUCAÇÃO
Secretaria de Estado da Educação abre inscrições para curso gratuito de Libras