Geral
Hemoal registra queda drástica de doadores de sangue e alerta que estoque está crítico


Hemoal está com apenas 25,3% do estoque de sangue mínimo necessário e apela à população para que doe. Carla Cleto
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) registrou, nos últimos dias, redução drástica no número de voluntários que comparecem à unidade para se candidatar à doação de sangue. Diante desta realidade, às 8h desta terça-feira (23) o estoque possuía apenas 76 bolsas de sangue, o que representa 25,5% do estoque mínimo ideal, que seria de 300 bolsas.
Para se ter ideia da situação crítica, das oito tipagens sanguíneas, seis estão com o número de bolsas crítico. Isso porque, segundo o relatório do Setor de Dispensação da unidade, só havia uma bolsa do tipo O Negativo, uma do tipo B Negativo, nenhum do tipo AB Negativo e sete do tipo B positivo.
Para reverter este quadro, a assistente social do Hemoal Maria das Graças Padilha salienta que mais uma vez é necessário contar com a solidariedade dos alagoanos. “A doação de sangue deve ser um gesto permanente. Mas neste momento voltamos a registrar um estoque extremamente crítico e, por isso, necessitamos realizar uma grande mobilização social”, enfatizou.
Critérios para Doação
De acordo com Maria das Graças Padilha, para doar sangue é necessário ter entre 16 a 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores e idade, é necessário estar acompanhado dos pais e/ou responsáveis.
“O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Ainda de acordo com determinação do Ministério da Saúde, é indispensável que o candidato à doação compareça ao posto de coleta bem alimentado”, informou.
Quanto às gestantes e lactantes, segundo Maria das Graças Padilha, não é permitida a doação. E para os doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Onde Doar
As doações de sangue podem ser realizadas no Hemoal Trapiche, que está localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE). A unidade Trapiche funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h.
Também é possível se candidatar à doação de sangue no Hemoal Farol, que funciona no Hospital do Açúcar. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h. No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca. O atendimento ocorre sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18h.
Mais lidas
-
1MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Indígenas da Aldeia Fazenda Canto protestam contra prefeita Luísa Duarte e ocupam Prefeitura de Palmeira dos Índios
-
3NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
4POLÍCIA
Atropelamento durante festa familiar termina em morte na zona rural de Coqueiro Seco
-
5EDUCAÇÃO
Secretaria de Estado da Educação abre inscrições para curso gratuito de Libras